População da Indonésia

Há aproximadamente 500 mil anos já existia vida humana na Indonésia, segundo pesquisadores que estudaram um fóssil encontrado em 1891, chamado de Homem de Java (Pithecantropus Erectus).

Por volta de 300 a.C, tribos originárias da Ásia se espalharam pelas ilhas e povoaram o arquipélago. Os casamentos entre os asiáticos e os nativos formaram diferentes etnias, em diferentes ilhas.

Atualmente, a população da Indonésia é composta por aproximadamente 300 etnias, entre elas são faladas mais de 500 línguas e/ou dialetos diferentes na região. Com a quarta maior população mundial, a Indonésia conta com 237.512.355 habitantes.

A grande maioria dos indonésios é da etnia javanesa. O restante da população se divide em inúmeras etnias, sendo que as mais conhecidas são as etnias dos sudaneses e a dos malaios.

Em 2007, a população da Indonésia cresceu 1,21%. A taxa de fertilidade é de 2,34 filhos por mulher. A mortalidade infantil no país é de 31,04 mortes a cada mil nascimentos. A média de expectativa de vida no país é de 70 anos (67 anos para os homens e 73 anos para as mulheres).

As ilhas mais densamente povoadas da Indonésia são Java, Bali e Madura, nas quais vivem mais de 60% da população. As pessoas geralmente vivem ao longo da costa dessas ilhas ou nos vales banhados por rios.

A Indonésia possui a maior população muçulmana do mundo. A liberdade religiosa é garantida pela constituição, embora só sejam reconhecidas no país seis religiões: Islamismo, Protestantismo, Catolicismo, Budismo, Hinduismo e Confucionismo. Aproximadamente 88% da população é seguidora do Islamismo, sendo que o restante da população se divide entre as religiões reconhecidas, embora, em algumas ilhas, o animismo ainda seja praticado. Na ilha de Bali e em Lombok ocidental seguem uma religião que mistura o hinduismo com crenças dos antigos povos de Bali e de Java, que cultuavam o espírito da natureza (grandes árvores, montanhas, etc.). Essa religião é chamada de Bali Hinduísmo.

A educação na Indonésia é obrigatória no ensino fundamental, que lá dura 9 anos. O índice de analfabetismo entre a população é de 10%.

A língua Indonésia (Bahasa Indonesia) é a língua oficial no país, embora a maioria da população, além da língua oficial, use no dia-a-dia outras línguas como o sudanês e o javanês, e vários dialetos, dependendo da região.

Arquivado em: Demografia, Indonésia