Eritema das Fraldas

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Dermatologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O eritema das fraldas, também denominado dermatite das fraldas, trata-se de uma dermatite que surge na região que entra em contato com a fralda em bebês e também idosos.

A causa mais comum desta irritação é o contato prolongado da pele com urina e fezes, levando à irritação química, causada pela ação da ureia presente na urina e das enzimas intestinais encontradas nas fezes. Outras causas desta dermatite englobam: fungos (como Candida albicans) e infecção bacteriana secundária da pele que está sensibilizada.

O quadro clínico típico do eritema das fraldas inclui alteração da cor da pele no local que está em contato com a fralda, adquirindo um tom avermelhado, podendo também apresentar descamação local e úlceras. Nos casos dos bebês, estes podem ficar irritados, desconfortáveis ou ainda chorar em decorrência do ardor provocado pelo contato da urina ou fezes com a pele lesada.

Quando a causa da dermatite é a Candida albicans, o eritema apresenta tom vermelho vivo, com bordo delimitado, em associação com lesões satélites de mesma coloração. Ocasionalmente é possível observar lesões causadas por esse fungo em outros locais do corpo, onde tipicamente há o acúmulo de umidade, como pescoço axilas e pregas de pele, ou ainda na cavidade oral.

O tratamento envolve a troca com maior frequência das fraldas, além de deixar o bebê ou o idoso sem fraldas sempre que possível, dando um descanso ara a pele. Além disso, podem ser usadas pomadas com corticoide, de acordo com prescrições médicas, na presença de lesões vesiculares ou papulomatosas. Nas dermatites ocasionadas por infecções fúngicas, o ideal é utilizar uma pomada antifúngica e, caso haja uma infecção bacteriana secundária, deve-se usar uma pomada com antibiótico.

Por meio de medidas simples, o eritema da fralda pode ser evitado. Dentre essas medidas destacam-se:

Fontes:
http://www.sweetcare.pt/saude/eritema-fralda.aspxhttp://www.sweetcare.pt/saude/eritema-fralda.aspx
http://www.hmariapia.min-saude.pt/revista/vol1303/Dermatite%20das%20fraldas.pdf
http://enfermagemsap.org/index.php?option=com_content&view=article&id=24:eritema-das-fraldas&catid=2:categorascuide

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!