Broncopneumonia fibrinosa em bovinos

Por Franciele Charro
Categorias: Doenças animais
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Na broncopneumonia fibrinosa, o exsudato é constituído basicamente de fibrina e, nos animais, elas são causadas pela Pasteurella haemolytica, responsável pela pasteurelose pneumônica; pela Mycoplasma mycoides, responsável pela pleuropneumonia contagiosa dos bovinos. Pode ocorrer também pela aspiração de substâncias irritantes, como no caso de medicamentos, alimentos e do próprio conteúdo gástrico. Esse tipo de broncopneumonia é mais grave que a supurativa e, na maioria das vezes, o comprometimento em torno de apenas 30% ou menos do pulmão é suficiente para desencadear manifestações clínicas severas ou mesmo morte do animal devido à toxemia.

Macroscopicamente, a broncopneumonia fibrinosa apresenta um quadro morfológico semelhante ao da supurativa. Quase sempre é também distribuída craneoventralmente, mas não se restringe aos limites individuais de um lóbulo. O processo inflamatório envolve diversos lóbulos e dissemina rapidamente através do tecido pulmonar até que a maior parte, ou todos os lobos sejam afetados, fazendo com que se transforme em uma pneumonia de distribuição lobar. Nos casos agudos de broncopneumonia fibrinosa, o pulmão ou o lobo afetado apresenta-se intensamente avermelhado devido à hiperemia passiva e áreas de hemorragia que, posteriormente, devido à exsudação de fibrina, tornam-se vermelho-pálidas. Algumas vezes a fibrina deposita-se na superfície pleural, em forma de placas delgadas caracterizando um quadro de pleuropneumonia fibrinosa. Os vasos linfáticos apresentam-se dilatados pela presença de líquido que acumula também septos interalveolares, dilatando-os. Isto dá à superfície de corte do pulmão um aspecto marmóreo, devido à intercalação de diferentes tonalidades de cor. Pode-se observar ainda áreas focais de tecido pulmonar pálido e sem brilho e, nos casos em que os animais sobrevivem à fase aguda e são comuns os “sequestros”, constituídos de fragmentos de pulmão necrosado e encapsulado por tecido conjuntivo fibroso. Há Também acúmulo de quantidade variável de líquido amarelado na cavidade torácica.

Microscopicamente a broncopneumonia fibrinosa aguda é caracterizada, inicialmente por grande quantidade de proteínas plasmáticas no interior dos bronquíolos e dos alvéolos, substituindo o ar nessas estruturas. O extravasamento dessa proteína deve-se às lesões vasculares alterando a integridade da barreira aero-hemática. Com a evolução do processo, o exsudato líquido, é gradualmente substituído por outro do tipo fibrinocelular, constituído de fibrina, neutrófilos, macrófagos e restos de células necrosadas. A presença de grande quantidade de neutrófilos na broncopneumonia fibrinosa como em qualquer processo inflamatório fibrinoso deve-se à intensa quimiotaxia exercida pela fibrina sobre estas células, atraindo-as para o local da inflamação. As broncopneumonias fibrinosas são também acompanhadas de edema dos septos interlobulares e acentuada dilatação e trombose dos vasos linfáticos, além de necrose de coagulação de áreas focais de parênquima pulmonar. Quando o animal sobrevive à fase aguda da broncopneumonia fibrinosa, as áreas pulmonares afetadas são “sequestradas” transformando-se em massas de tecido pulmonar necrótico e encapsulado por tecido conjuntivo fibroso.

Fontes:
FONTE: CARLTON, W.W., MCGAVIN, M.D. Patologia Veterinária Especial de Thomson, 2 ed Artmed, Porto Alegre, 672 p, 1998.
JUBB, K.F., KENNEDY, P.C., PALMER, N. Pathology of Domestic Animals. Sauders Elsevier, New York. V.2, 2007.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!