Acrocianose

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A acrocianose é definida como uma patologia vascular permanente, que confere a cor azulada (cianose) à pele das mãos e, menos frequentemente, dos pés, podendo estender-se para antebraços e pernas.

Esta condição surge em consequência da dificuldade que o oxigênio encontra em chegar às extremidades dos membros, tanto superiores quanto inferiores.

Afeta mais comumente mulheres a partir dos 20 anos de idade e, em certos casos, durante a puberdade. A coloração azulada da pele costuma intensificar-se em ambientes com baixas temperaturas.

Esta patologia é indolor e as manifestações clínicas limitam-se à coloração azulada da pele das regiões anteriormente citadas, bem como o aspecto de pele fria, úmida.

Habitualmente, a cianose está ligada a uma condição benigna que não necessita de intervenção médica; todavia, quando esta não é benigna, pode apontar um grave problema médico, habitualmente em associação com outras moléstias do tecido conjuntivo.

A acrocianose também é observada em pacientes que apresentam desordem neuro-hormonal crônica do sistema cardiovascular, em consequência de um choque ou, menos frequentemente, pode indicar a presença de uma doença progressiva e lenta, como insuficiência cardíaca.

O diagnóstico da patologia em questão é feito com base na sintomatologia persistente apresentada pelo paciente.

Geralmente não é necessária a realização de tratamento. O uso de medicamentos vasodilatadores é pouco eficaz. Raramente, pode ser feita a ressecção de nervos simpáticos, objetivando aliviar os sintomas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acrocianose
http://www.manualmerck.net/?id=54&cn=673
https://web.archive.org/web/20170418141316/https://www.tuasaude.com/acrocianose/
http://www.vivendosaudavel.com/a-acrocianose/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: