Balanopostite

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Inflamações
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A balanopostite consiste em uma inflamação da mucosa que recobre a glande peniana e do prepúcio.

Tipicamente, esta inflamação decorre de uma infecção bacteriana ou fúngica, situada abaixo do prepúcio de indivíduos não circundados e/ou devido à má higiene dos órgãos genitais. Esta última leva ao acúmulo de esmegma, que é a combinação de células epiteliais esfoliadas com gordura e óleo corporal, ambiente propício para a proliferação de patógenos.

O contato com substâncias irritantes, como as encontradas em produtos de higiene, como sabonetes e cremes, bem como produtos farmacêuticos e tecidos que causam irritação e alergias, são outras causas de balanopostite. Além disso, doenças sexualmente transmissíveis, como candidíase, gonorreia, herpes simples e sífilis podem estar relacionadas ao surgimento deste quadro inflamatório.

Alguns fatores de risco estão associados ao surgimento deste transtorno, como é o caso da diabetes tipo 2, devido à glicosúria, a obesidade, quadros de imunossupressão e o uso de antibióticos de amplo espectro.

As manifestações clínicas incluem dor, calor local, irritação, prurido, descamação da mucosa e, em certos casos, pus e odor desagradável. Também é comum a presença de lesões ulcerativas em sua superfície, edema, estreitamento do canal urinário e linfadenite inguinal.

O diagnóstico é clínico, associado com exames laboratoriais, quando necessário, visando identificar o patógeno que está causando a inflamação para poder estabelecer o tratamento mais adequado.

O tratamento fica na dependência do agente ou fator desencadeante da balanopostite. Quando há o estreitamento do prepúcio, levando ao impedimento da exposição da glande e, consequentemente, aumentando a probabilidade de ocorrência de complicações, a cirurgia de fimose é uma opção.

Para prevenir o aparecimento desta desordem, a adoção de medidas adequadas de higiene da região genital é imprescindível. O uso de preservativos durante o ato sexual também é uma medida importante para evitar adquirir doenças sexualmente transmissíveis que podem levar à balanopostite. Roupas íntimas justas, molhadas e de tecido sintético devem ser evitas, pois também predispõem ao surgimento desta afecção.

Fontes:
http://drauziovarella.com.br/sexualidade/balanite-balanopostite/http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanopostite
http://www.urologia-mg.com.br/uro_pat_homem_bala.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!