Câncer de Vesícula Biliar

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Câncer
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Embora o câncer de vesícula biliar seja incomum, representa a neoplasia mais frequente do sistema biliar. São diversos os tipos de tumores que podem surgir nesse órgão, sendo que o colangiocarcinoma é de tumor maligno mais comum.

Nos Estados Unidos há mais relatos de casos de câncer de vesícula biliar, quando em comparação com o Brasil, sendo ainda pouco descrito e diagnosticado neste último. Os locais do mundo de maior incidência desta desordem são: China. Israel, Índia, Polônia e Chile.

Diversos fatores podem predispor o surgimento deste tipo de neoplasia, incluindo:

Comumente estes tumores são assintomáticos. Quando há manifestações clínicas, a mais comum é a cólica biliar, do lado direito do abdômen, na região abaixo das costelas, podendo vir acompanhada de náuseas, vômitos e falta de apetite.

O diagnóstico habitualmente é estabelecido após a realização de exames imagiológicos, como ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e PET-CT. No entanto, o diagnóstico, quando não é feito ao acaso, costuma ser tardio, dificultando a cura do câncer.

O tratamento de eleição é a colecistectomia com remoção dos linfonodos da região, bem como parte do fígado, pois sempre é recomendado remover o tumor com margem de segurança circunvizinha ao mesmo.

Até o momento, estudos não apontam dados suficientes de que a quimioterapia e a radioterapia aumentem as chances de cura dos pacientes com tumores na vesícula biliar. Contudo, a indicação destas formas de tratamento fica na dependência do estadiamento, do tipo do tumor e das circunstâncias do diagnóstico.

Trata-se de uma patologia agressiva, com prognóstico reservado e um reduzido índice de ressecabilidade. A sobrevida em longo prazo é baixa, ocorrendo especialmente naqueles pacientes que são submetidos à colecistectomia com diagnóstico errôneo de colelitíase, de lesão polipoide ou de outra desordem benigna.

Fontes:
http://www.cirurgiahepatogastro.com.br/cancer-de-vesicula-biliar
http://www.drorlandotorres.com.br/site/arquivos/artigos/PROACI_Cancerdevesicula.pdf
http://www.tuasaude.com/cancer-de-vesicula-biliar/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!