Cisto dermoide

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O cisto dermoide trata-se de um teratoma cístico, ou seja, um cisto presente desde o nascimento, formado por pele madura, na qual há folículos pilosos desenvolvidos, bem como glândulas sudoríparas e, em certos casos, pelos, sebo, sangue, gordura, ossos, dentes, unhas, cartilagem e tecido tireoidiano. Em raros casos, os cistos dermoides podem ser malignos, comumente carcinoma de células escamosas em adultos e, em bebês e crianças, pode haver o desenvolvimento de tumor do seio endodérmico.

Costumam situar-se em áreas de fendas embrionárias, como:

O diagnóstico comumente é feito por meio do exame físico. Caso o médico desconfie que o cisto esteja conectado a outros tecidos, pode ser necessário realizar exames de imagem, como radiografias, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O tratamento do cisto dermoide consiste em sua completa extirpação cirúrgica, de preferência sem exteriorização de seu conteúdo. Geralmente a remoção desta estrutura não é de emergência; todavia, quando este cisto torna-se inflamado, dolorido, ou seu portador apresente febre, é necessário procurar ajuda médica imediatamente.

Com exceção de raros casos nos quais ocorrem complicações que podem estar presentes em qualquer procedimento cirúrgico, a ressecção cirúrgica do cisto costuma resultar em recuperação completa.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Dermoid_cyst
http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/sdermoid-cyst

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!