Cisto Ovariano

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Um cisto ovariano, também conhecido como cistos de ovário, são pequenas quantidades de fluído encontrados no ovário, que são envolvidas por uma delgada parede. Qualquer folículo ovariano que apresente diâmetro maior do que dois centímetros, recebe a classificação de cisto ovariano.

São comumente encontrados em mulheres que se encontram em idade reprodutiva, sendo as mais propensas as que se encontram entre a faixa etária de 20 a 35 anos, as portadoras de endometriose ou com doença inflamatória pélvica. A utilização de hormônios não é responsável pela formação de cistos.

Existem dois tipos de cistos ovarianos e suas subdivisões, que são os cistos funcionais (fazem parte do processo normal de menstruação) e os cistos dermóides.

Cistos Funcionais

Cistos Dermóides

Na maior parte das vezes, os cistos ovarianos não causam dor e nem sintomas, a menos que ocorra ruptura ou torção do cisto. Os sintomas que podem ser percebidos são:

O diagnóstico pode ser feito por meio de um exame pélvico de rotina ou ecografia. Alguns exames laboratoriais podem ser necessários, dependendo das manifestações clínicas apresentadas pela paciente. É importante a realização do diagnóstico diferencial, em busca de doenças que, embora menos freqüentes, possam originar os mesmos sintomas.

O tratamento pode ser direcionado para os cistos que, por suas características, sumirão espontaneamente, ou cirúrgico, normalmente por meio da laparoscopia e irá depender do tamanho, das características, do tipo de cisto e da idade da paciente.

Fontes:
http://www.copacabanarunners.net/cisto-ovario.html
http://www.saudevidaonline.com.br/artigo40.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cisto_ovariano
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?82
http://www.portaldeginecologia.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=64
http://lildbi.bireme.br/lildbi/docsonline/lilacs/20100500/1023.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!