Colpocefalia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças congênitas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Colpocefalia é uma condição congênita na qual se observa uma aparência anormal dos ventrículos cerebrais, com dilatação assimétrica dos cornos occipitais dos ventrículos laterais.

Até o momento a causa não foi elucidada; todavia, acredita-se que resulte de alguma perturbação ambiental presente durante a vida fetal, durante o segundo ao sexto mês de gestação. Sabe-se que pode estar ligada a diferentes síndromes neurológicas, como agenesia do corpo caloso e malformação de Chiari.

Esta condição caracteriza-se por apresentar cornos occipitais grandes, sendo que as principais manifestações clínicas da colpocefalia são microcefalia e atraso mental. Outros sintomas envolvem espasmos musculares, anormalidades motoras e convulsões.

Crianças com esta condição podem apresentar epilepsia no primeiro ano de vida, sendo que as crises manifestam-se com maior frequência quanto mais cedo surgem os sintomas. Essas crises podem vir acompanhadas de alterações oculares e vômito. Além disso, incontinência urinária ou fecal, sialorreia e náuseas podem estar presentes.

É possível realizar o diagnóstico desta condição ainda durante a gestação, embora muitas vezes seja diagnosticada erroneamente como hidrocefalia. O diagnóstico mais preciso é alcançado somente quando há o início das manifestações dos sintomas nas criança.

Não existe um tratamento definitivo para a colpocefalia. Realiza-se somente um tratamento sintomático, administrando-se fármacos anticonvulsivantes, drogas para tratar as alterações visuais e náuseas, além de serem adotadas medidas para prevenir o surgimento de contraturas. Também é importante que o paciente realize terapia física e receba educação especial.

O prognóstico varia de acordo com o grau das alterações cerebrais e manifestações apresentadas pelo paciente. Alguns podem apresentar apenas sintomatologia branda, enquanto outros podem apresentar retardo mental severo e desenvolvimento cerebral anormal.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Colpocephaly
http://www.medterms.com/script/main/art.asp?articlekey=15532
http://neuraltubedefect.com/2011/06/30/colpocephaly/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!