Cura funcional da AIDS

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Atualidades, Doenças, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A cura funcional da AIDS refere-se à estagnação da infecção causada pelo HIV depois de recebido o tratamento adequado durante um determinado período, suspendendo-o em seguida.

O fato conhecido até o momento era de que, caso um portador do HIV suspenda o uso da medicação, ocorrerá recaída. Mais simplificadamente, o vírus volta a se multiplicar no organismo de seu portador e, caso este não retome o uso da medicação, evoluirá para a AIDS.

No dia 03 de março de 2013 foi divulgada a cura funcional de uma criança nascida nos Estados Unidos cuja mãe é portadora do HIV. Esta soube desse fato somente após dar à luz, no ano de 2010. Depois de o vírus ter sido detectado na mãe, o recém-nascido foi encaminhado ao Centro Médica da Universidade do Mississippi, local onde a criança recebeu três medicamentos distintos comumente utilizados no tratamento da AIDS em adultos e não os medicamentos utilizados com o objetivo de prevenir o desenvolvimento do vírus, após somente algumas horas de vida (30 horas).

Contudo, a comunidade médica acolheu a notícia com cautela, em decorrência da escassez de detalhes sobre o estudo, que ainda não foi divulgado em uma revista científica. Existe a possibilidade de que a criança não tenha sido infectada no nascimento ou não desenvolveu o HIV durante o seu crescimento. Outro fato que deve ser levado em consideração é o de que o vírus pode não ter se estabelecido ainda na criança.

Pesquisadores acreditam que a pronta administração das drogas foi eficaz por ter impedido a formação de “reservas” do vírus, responsáveis por reiniciar uma infecção pelo HIV semanas depois de interrompido o tratamento tradicionalmente aplicado.

De acordo com a equipe responsável pelo estudo, esta é a primeira vez em que uma criança infectada ao nascimento foi curada apenas utilizando-se fármacos. Atualmente, com 2 anos de idade, a criança está há um ano sem tomar medicamentos e não apresenta nenhuma manifestação clínica visível do HIV, fato divulgado pelo Centro da Criança Johns Hopkins, da Universidade de Massachusetts e da Universidade do Mississippi.

Pesquisadores apontam que, caso o estudo seja confirmado, mudará por completo a rotina de tratamento de crianças, especialmente àquelas geradas por mães que não se tratam, levando a uma significativa redução do número de crianças que convivem com o HIV.

Fontes:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/cura-funcional-da-aids-em-bebe-e-recebida-com-cautela-por-especialistas,451553778363d310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/eliminacao-de-hiv-em-bebe-nao-abre-caminho-para-cura-em-adultos.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!