Dipilidiose

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A dipilidiose é uma doença, que acomete tanto animais quanto o homem (hospedeires definitivos). É mais comumente encontrado em cães, menos em gatos e em outros carnívoros silvestres. Embora nos cães, este parasita seja pouco patogênico, sua prevalência pode alcançar cerca de 60% de cães infectados em determinadas regiões.

Possui como agente etiológico o parasita Dipylidium caninum, que é um cestóide semelhante à tênia, transmitido por pulgas ou, em menor escala, por piolhos mastigadores (hospedeiros intermediários). Possui um corpo segmentado, cuja cabeça, mais conhecida como escoléx, fixa-se no intestino do hospedeiro definitivo, e seu corpo, dividido em segmentos, conhecidos como proglótides, destacam-se deste cestóide e são liberados com as fezes.

A larva da pulga infecta-se ingerindo ovos eliminados ao ambiente junto às fezes do hospedeiro definitivo infectado. Nestas larvas, os ovos continuam sua evolução, enquanto a larva da pulga se transforma em adulta e passa a parasitar o animal. Quando este ingere acidentalmente a pulga contaminada, o D. caninum alcança o final do seu ciclo, crescendo e transformando-se em adulto no intestino do hospedeiro definitivo.

As crianças são as mais acometidas por este tipo de parasitose, apresentando como manifestações clínicas irritabilidade, insônia e perda de apetite; dores abdominais (cólicas), diarréia e prurido anal são frequentes. Todavia, a doença não é grave. Já nos animais, o sintoma mais comum é prurido anal ocasionalmente, porém pode haver também diarréia e a presença do parasita nas fezes.

A profilaxia da dipilidiose humana é feita com maior eficácia por meio do controle de pulgas nos animais, utilizando inseticidas adequados, além da realização de uma vermifugação sistemática dos animais.

Fontes:
http://www.animalivre.com.br/home/?tipo=noticia&id=2192
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dipilidiose
https://web.archive.org/web/20110412044757/http://www.ciaveterinaria.com.br:80/noticia_ver.asp?cod=164
https://web.archive.org/web/20101229222109/http://www.dalpet.com.br/caes/doencas-transmissiveis-ao-homem/dipilidiose/
https://web.archive.org/web/20160312211911/http://www.saudeanimal.com.br:80/zoonose.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!