Displasia Tanatofórica

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A displasia tanatofórica, também conhecida como duarfismo ou dwarfismo, trata-se de uma desordem genética que leva ao impedimento do crescimento normal do indivíduo e geralmente é letal no período perinatal.

Esta desordem foi descrita primeiramente no ano de 1898 e é resultante de uma mutação no gene do receptor 3 para o fator de crescimento para fibroblastos (FGFR3).

Esta condição é subdividida em dois tipos:

Os portadores desta síndrome apresentam membros desproporcionalmente curtos, com pregas cutâneas extras. Também é possível observar estreitamento torácico, costelas pequenas, pulmões subdesenvolvidos, hidrocefalia, com uma testa proeminente e grande espaçamento entre os olhos.

O diagnóstico pode ser alcançado ao nascimento, por meio de imagens radiográficas do esqueleto, que apontam alterações ósseas compatíveis com a displasia tanatofórica.

Também é possível realizar o diagnóstico pré-natal, por meio de ultrassonografia fetal, avaliando os ossos longos e a mobilidade articular que comumente encontra-se diminuída nesses pacientes. Além disso, deve ser observado o comprimento torácico e os formatos do crânio e da face.

Recém-nascidos com este transtorno necessitam ser intubados para aliviar o desconforto respiratório causado pela doença. O tratamento paliativo deve ser ser tentado quando o tratamento mais agressivo não surte efeito, e consiste em manter o bebê aquecido, confortável e nutrido. O uso de fármacos pode ser indicado para desordens coexistentes com a displasia tanatofóricas. Contudo, é raro que a criança sobreviva mais do que algumas horas após o nascimento, e quando sobrevive, não costuma passar do segundo ano de vida.

Fontes:
http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/236.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2002000100024
http://ghr.nlm.nih.gov/condition/thanatophoric-dysplasia
http://en.wikipedia.org/wiki/Thanatophoric_dysplasia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!