Eclampsia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Eclampsia é uma grave complicação ocorrida durante a gestação e caracteriza-se por convulsões. É definida como um acidente agudo paroxístico de toxemia gravídica, representando a forma mais grave da doença pré-eclampsia.

A paciente acometida por essa doença apresenta hipertensão e proteinúria, normalmente atingindo as mulheres após a segunda metade de gestação (após a 20° semana de gravidez), ou após o parto. Por conseguinte, surgem os sintomas que caracterizam os eclampismo, que são: elevação da albuminúria (eliminação de albumina pela urina), dores de cabeça persistentes, aumento da pressão arterial, edemas, oligúria (diminuição da produção de urina), vertigens, zumbidos, sonolência, fadiga e êmese.

Geralmente, em 10% das gestações há o aparecimento de hipertensão arterial, sendo, que na sua maior parte, na forma de pré-eclampsia leve.

Sua causa ainda não foi completamente elucidada. Sabe-se, todavia, que a existência da placenta é necessária e que não precisa existir o feto. Certos tumores placentários podem causar pré-eclampsia.

Os fatores de risco dessa doença são:

O diagnóstico é feito com base nas manifestações clínicas, como pressão arterial elevada, juntamente com resultados de exames laboratoriais de urina e sangue.

O tratamento deve ser feito na prevenção da evolução do quadro de pré-eclampsia para eclampsia, realizado por meio de um minucioso acompanhamento da gestação. Mulheres com pré-eclampsia devem permanecer em repouso durante a gravidez, aferir a pressão regularmente e iniciar uma dieta com pouco sal. Fármacos anti-hipertensivos e anticonvulsivantes são recomendados para os casos mais graves. Após a remoção da placenta, a doença regride espontaneamente.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclampsia
https://web.archive.org/web/20081222092754/http://guiadobebe.uol.com.br:80/parto/eclampsia.htm
http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/5318/eclampsia-e-pre-eclampsia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!