Eritrasma

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

O eritrasma é uma infecção da pele que afeta principalmente adultos, pacientes diabéticos e mulheres obesas, provocando o aparecimento de manchas na pele. A doença se manifesta prioritariamente nas áreas de dobras do corpo (virilha, entre os testículos, sob as mamas, entre os dedos dos pés e nas axilas), onde há suor excessivo ou má higiene. Em alguns pacientes a infecção se propaga pelo tronco e região anal. Pode provocar prurido intenso. Ela é causada pela bactéria Corynebacterium minutissimum. A pele infectada por Corynebacterium apresenta um brilho vermelho-coral sob luz ultravioleta, por isso é fácil distingui-la de uma infecção micótica (causada por fungos).

Sintomas

Os principais sintomas incluem manchas rosadas irregulares que podem se transformar em escamas acastanhadas e prurido nos locais afetados. As áreas do corpo mais afetadas são embaixo das mamas, dedos dos pés, testículos, axilas e virilhas.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por dermatologista que utilizando uma luz ultravioleta (luz de Wood) consegue visualizar o eritrasma brilhar com uma cor vermelho-coral, diferenciando-o de outras doenças. Poderá ser realizada também uma cultura do raspado da lesão. Mas a utilização da luz de Wood é mais eficaz e rápida.

Tratamento

É recomendada a aplicação tópica (na área afetada) de substâncias como solubacter, clorexidina ou Septivon ou mesmo outro sabão antibacteriano. Quando são detectados também fungos na lesão, utilizam-se também cremes antimicóticos (como o miconazol). Por via oral pode ser administrados tetraciclinas ou eritromicina. Esse tratamento dura de 15 dias a um mês, dependendo da gravidade da lesão. Após o tratamento, a doença pode ressurgir, necessitando de outro tratamento.

Prevenção

Deve-se primeiramente manter a higiene corporal, principalmente nas áreas propensas à infecção por Corynebacterium. Evitar a umidade excessiva e usar sempre roupas limpas também é importante. A manutenção do peso normal para a sua idade e altura com uma alimentação saudável é recomendado. Atividades físicas regulares também são importantes.

Bibliografia:

https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/infec%C3%A7%C3%B5es-bacterianas-da-pele/eritrasma

https://www.tuasaude.com/eritrasma/

https://doencasesintomas.blogspot.com/2014/01/eritrasma-definicao-causas-sintomas.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças bacterianas