Eritroplasia de Queyrat

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A eritroplasia de Queyrat consiste em um tipo de lesão pré-cancerígena tipicamente localizada no pênis, mas que também pode acometer a vulva, uretra, mucosa oral, língua e conjuntiva, caracterizando-se pela presença de placas avermelhadas, de aspecto aveludado, finamente granulosa e bem delimitadas.

Esta lesão pode evoluir para carcinoma de células escamosas, evidenciando assim uma clara relação entre eritroplasia de Queyrat com o Papilomavírus humano.

Deve-se fazer o diagnóstico diferencial, sendo que este engloba a balanopostite crônica, psoríase, líquen plano, balanite plasmocítica, candidíase e eritema fixo.

O diagnóstico é alcançado por meio de uma biópsia.

O tratamento é baseado no uso de fármacos de aplicação tópica contendo fluorouracil. Como alternativa, pode ser feita a retirada do tecido alterado.

Esta patologia costuma acometer homens não circundados, havendo alguns fatores que aumentam o risco de seu aparecimento, como o acúmulo de esmegma, a precária higiene, fricção e presença de determinadas lesões.

Fontes:
http://www.tuasaude.com/eritroplasia-de-queyrat/
http://es.wikipedia.org/wiki/Eritroplasia_de_Queyrat
http://www.esteticaportoalegre.com.br/cancer-de-pele-espinocelular-insitu.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!