Febre de Oropouche

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A febre de oropouche, também chamada de febre de Mojui, consiste em uma doença viral (causada por um arbovírus), que ocorre em áreas tropicais e é transmitida pela picada do mosquito da espécie Culicoides paraensis, popularmente conhecido como mosquito pólvora ou marium.

Este inseto se reproduz em áreas úmidas e sua reprodução ocorre em áreas alagadas e onde exista matéria orgânica em decomposição. Suas larvas podem viver tanto em água doce quanto e salgada.

Esta moléstia ocorre mais frequentemente na região amazônica, no Caribe e no Panamá. A doença possui o nome da região onde a doença foi descrita pela primeira vez, o Rio Oropouche em Trinidad e Tobago, no ano de 1955.

No Brasil, esta doença foi descrita primeiramente no ano de 1960, quando foi isolada do sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília.

O período de incubação deste vírus gira em torno de 3 a 8 dias, embora possa chegar a 12 dias. Dentre as manifestações clínicas, é possível observar a presença de febre, anorexia, intensas dores de cabeça, dor no pescoço e nas costas, dor nas articulações, fotossensibilização, bronquite, diarréia, dor abdominal e sensação de queimação em todo o corpo. O paciente pode vir a desenvolver meningite.

O diagnóstico é alcançado por meio de exames laboratoriais que irão fazer a dosagem dos níveis séricos dos anticorpos específicos contra o vírus em questão.

Não existe um tratamento específico para esta doença, sendo o mesmo sintomático, por meio do uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, que devem ser receitados por um médico, pois alguns deles são perigosos, podendo levar à diminuição da coagulação sanguínea (como a aspirina), prejudicando a recuperação do paciente. Em casos graves da febre de Oropouche, pode-se lançar mão de uma terapia antiviral que utiliza um fármaco chamado ribavirina.

A prevenção desta doença é feita por meio da aplicação cuidadosa de inseticidas em locais do país onde há predominância deste mosquito, e quando em áreas endêmicas, fazer uso de repelente de insetos para prevenir picadas.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Oropouche_fever
http://www.fountia.com/oropouche-fever
http://www.tuasaude.com/febre-de-oropouche/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!