Fitofotomelanose

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A fitofotomelanose é uma manifestação alérgica resultante da exposição aos raios solares da pele que entrou em contato com o sumo de certas frutas, especialmente limão. Outras substâncias como refrigerantes e perfumes também podem causar a reação, sendo denominando, este caso, de fotomelanose. Embora possa ocorrer em qualquer área do corpo, é mais freqüente na boca, colo e mãos.

A afecção é caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras nas regiões acometidas. A forma das manchas varia de acordo com a exposição da pele às substâncias, sendo comumente observadas lesões pontilhadas causadas por respingos de limão espremido. Nos quadros mais severos, podem aparecer manchas mais avermelhadas e até bolhosas, juntamente com prurido e ardência, quadro denominado fotodermatites.

Para evitar o surgimento dessas manchas, o ideal é evitar a exposição ao sol quando beber sucos de frutas (especialmente limão, laranja e tangerina) e caipirinha. Ainda que se lave o local onde caiu ou respingou o suco (ou sumo) da fruta, a pele pode manchar. Recomenda-se também evitar o uso de perfumes antes ir à praia ou piscina.

O sumiço das manchas se dá de forma espontânea e gradativa, sendo necessário proteger a pele da exposição aos raios do sol, por meio do uso de filtros solares. Podem ser utilizados despigmentantes para agilizar o processo de clareamento. Nos casos mais severos devem ser utilizados fármacos para seu controle, devidamente prescrito pelo médico dermatologista.

Fontes:
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/fitofoto.shtml
https://web.archive.org/web/20080327023004/http://www.drashirleydecampos.com.br:80/noticias/8621
http://www.tuasaude.com/fitofotomelanose/
https://web.archive.org/web/20110807001518/http://boasaude.uol.com.br:80/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4737&ReturnCatID=1572

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!