Hemangioma Cavernoso

A formação desse tipo de hemangioma é consequente de dilatações vasculares. Os Hemangiomas Cavernosos encontram-se localizados mais imersamente na pele e mucosas, podendo também atingir estruturas mais profundas como subcutâneo, músculos e ossos. Podem ser localizados ou difusos.

Estas malformações são observadas desde o nascimento. Progridem proporcionalmente ao desenvolvimento da criança, ou aumentando repentino devido a alterações hormonais, pressão local ou conseqüentes de traumatismos.

O diagnóstico habitualmente é feito com o histórico e exame clínico do paciente. Todavia, exames de imagem de imagem são pedidos para confirmação do diagnóstico.

As terapias normalmente adotadas são a escleroterapia e a laserterapia. A remoção cirúrgica dessa malformação depende das características e da localização da lesão, recebendo indicação apenas quando não resultar em sequelas funcionais ou estéticas.

Fontes:
http://www.hemangioma.com.br/hemangioma/
http://www.hepcentro.com.br/hemangioma.htm
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3182&ReturnCatID=1767
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001459.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemangioma
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/hemangiomas.shtml
http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/revfol13_1art09.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.