Hemangioma Plano

Os hemangiomas planos são observados logo após o nascimento, por serem congênitos, apresentando-se como manchas cor de vinho na pele e na mucosa. Afetam extensões variadas da superfície corporal. Resultam de malformação do tecido vascular, o que causa um aumento da rede capilar da derme. Sua regressão não se dá espontaneamente, sendo que, após os 20 anos de idade, levam a hipertrofia progressiva da região acometida. Na vida adulta, pode-se verificar o desenvolvimento de granulomas e nodulações na pele que podem gerar um incômodo por causar uma lesão, sangramento ou deformação.

O diagnóstico desse tipo de hemangioma é clínico. Deve ser diferenciado de manchas rosáceas, comum nos recém-nascidos, que acomete especialmente a porção frontal e pálpebras, normalmente sumindo no primeiro ano de vida.

Hoje em dia, a melhor opção de tratamento é a laserterapia. O “Flashlamp-Pumped Pulsed Dye Laser” ou Dye Laser é o único que apresenta a especificidade adequada para o tratamento dos hemangiomas planos sem levar a nenhum dano ao bebê. O tratamento cirúrgico convencional se restringe às complicações, como no caso de retirada de granulomas, sendo, neste caso, uma cirurgia reparadora, pois propicia a correção de deformidades.

Fontes:
http://www.hemangioma.com.br/hemangioma/
http://www.hepcentro.com.br/hemangioma.htm
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3182&ReturnCatID=1767
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001459.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemangioma
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/hemangiomas.shtml
http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/revfol13_1art09.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.