Labirintite

Por Thais Pacievitch
Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A labirintite é uma labirintopatia de origem infecciosa, que atinge o labirinto. O labirinto é também chamado de ouvido interno, e é o órgão responsável pela audição e pelo equilíbrio. Está localizado no crânio, encrustado em um osso chamado temporal.

O labirinto é formado pela cóclea e pelo vestíbulo. A cóclea, responsável pela audição, é localizada na parte anterior do labirinto. A parte superior do labirinto, responsáveis pelo equilíbrio, é formada por três canais semi circulares (sendo que no centro localiza-se o vestíbulo). Ao conjunto de órgãos que compõe o ouvido interno chamamos de aparelho vestibular.

Além do labirinto, outros sensores do equilíbrio são: pele, olhos, articulações e músculos.

As causas da labirintite podem ser:
- Infecções por vírus.
- Infecções por bactérias
- Estresse
- Problemas de irrigação sangüínea do labirinto
- Hereditariedade
- Alergias
- Traumatismos na cabeça.
- Reação a determinados medicamentos

Os sintomas causados pela labirintite são: tonturas, zumbido, desequilíbrio, vertigens, movimentos involuntários dos olhos, sensação de ouvidos tampados, náuseas, ansiedade crônica e sensação de mal estar. É comum, inclusive, a perda de audição no ouvido afetado, ataque de pânico, depressão e palpitação.

O tratamento é feito em três etapas. Na primeira etapa são tratados os sintomas, através de medicação sedativa, para aliviar principalmente a tontura.

Em seguida é feita uma investigação sobre o que causou a labirintite. Descoberto o agente causador da doença, o paciente é encaminhado ao otorrinolaringologista ou a outro especialista, dependendo do caso.

Por último, é feito um tratamento de reabilitação em relação às tonturas, que nos casos de labirintite aguda podem continuar por períodos que variam de 1 a 6 semanas e podem perdurar, em alguns casos, até mesmo por meses ou anos.

O labirinto é mais comum em pessoas idosas, mas também acomete crianças e jovens.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!