Lipoma

O lipoma (nódulo), também chamado de lipomatose (forma múltipla), é um tumor benigno constituído de tecido gorduroso. Na maior parte das vezes são assintomáticos e, quando crescem exageradamente, podem gerar um desconforto estético; alguns podem ser dolorosos.

Podem acometer indivíduos de todas as idades, todavia, costumam ocorrer em indivíduos adultos, sendo mais visíveis na meia-idade. Apesar de acometerem igualmente ambos os sexos, lipomas isolados são mais comuns em mulheres, enquanto os lipomas múltiplos afetam mais comumente os homens.

Sua causa ainda não foi elucidada. É possível que haja envolvimento genético, já que grande parte dos pacientes com lipoma possui histórico familiar do tumor; pancadas também podem desencadear seu aparecimento.

Existem tipos distintos de lipomas, dentre eles estão:

  • Lipoma subcutâneo superficial: é o tipo mais comum, encontrado sob a pele;
  • Lipoma intramuscular;
  • Lipoma celular;
  • Angiolipoma;
  • Lipoblastoma benigno;
  • Lipoma no tendão, nervos, sinovial ou outro.

Por meio de exames clínicos o lipoma é facilmente diagnosticado. No entanto, outras lesões mais sérias e de maior importância podem ser confundidas com ele, como neoplasias malignas e cistos. Apenas um dermatologista está habilitado para fazer o diagnóstico diferencial e recomendar o tratamento mais adequado.

O tratamento é cirúrgico. A cirurgia é simples, podendo ser feita no consultório médico mesmo. Também pode ser removido por meio da liposucção, dependendo do seu tamanho, contudo, para isso, o lipoma não pode encontrar-se abaixo do músculo. Sua remoção é indicada apenas nos casos em que o paciente não se sinta confortável com sua aparência estética ou quando o tumor causa dor ou desconforto durante a movimentação.

Quando a decisão for de remoção cirúrgica do lipoma, este deve ser removido completamente, pois se uma parte permanecer no local é provável que o tumor cresça novamente. Já a liposucção, apesar de resultar em uma menor cicatriz, só pode ser realizada em casos de lipomas pequenos.

Fontes:
http://www.derme.org/boletins/lipomas.html
http://www.copacabanarunners.net/lipoma.html
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/lipoma.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lipoma
http://www.daureamachado.com.br/dermatologia/lipoma/tratamento-de-lipoma.asp

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Neoplasias