Marasmo

Por Thais Nogueira
Categorias: Doenças, Nutrição
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Marasmo é a deficiência de calorias protéicas, que causa perda do tecido subcutâneo e muscular. Ocorre em crianças lactantes, ou seja, com menos de dezoito meses. Este tipo de desnutrição é comum em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

O marasmo ocorre quando a criança não ingere comida com frequência, durante um longo período, fazendo com que não haja energia suficiente para suprir as necessidades de seu metabolismo, apresentando apatia, cabelo ralo e escasso.

Isso ocorre quando a mãe não pode amamentar e resulta em uma criança extremamente magra, pois há perda de gordura corporal e principalmente de tecido muscular, fazendo com que o peso (em casos mais graves, o peso pode ser menor em 60% do que deveria ser) e a altura desta criança sejam baixos em relação a sua idade. As crianças de regiões extremamente pobres são alimentadas com uma quantidade fraca de cereais, os quais não contém a quantidade necessária de proteínas e vitaminas para o desenvolvimento da criança.

A falta de alimentos enriquecidos com lipídios, carboidratos, proteínas e vitaminas causam diversos sintomas maléficos à vida da criança. Temos sintomas como: pele frouxa, gordura ausente (um fator que faz com que não haja proteção contra o frio), costelas proeminentes, seus membros ficam delgados, taxa de crescimento muito baixa e pode levar até a hipotonia, ou seja, quando o movimento do músculo é anomalamente baixo. Devido a essa baixíssima falta de nutrientes essenciais para a criança há uma queda muito grande de seu sistema imunológico, fazendo que essas crianças fiquem mais propensas a adquirir doenças e infecções, como por exemplo, infecções no trato intestinal, que podem causar diarréia fazendo com que acelere a perda de nutrientes, além do mais o cérebro é prejudicado. O desenvolvimento dessa desnutrição ocorre de forma lenta.

Esta é a forma mais comum de desnutrição calórica protéica, geralmente quando a criança volta a se realimentar mostra-se exageradamente faminta. Algumas vezes essa desnutrição pode até levar ao óbito se não for tratada a tempo. Esse tratamento nutricional é feito de forma cuidadosa com uma dieta contendo os nutrientes que essa criança não possui, após parte desses nutrientes forem recuperados é oferecido à criança leite desnatado para acelerar o processo de reposição dos componentes (proteínas, carboidratos), e só depois de algum tempo que poderá ser feita a reposição de gordura.

Fonte:
https://web.archive.org/web/20191002013023/http://www.jped.com.br:80/conteudo/00-76-S285/port.asp
http://www.nescon.medicina.ufmg.br/ceabsf/ambiente/modules/biblio_virtual/bead/imagem/1556.pdf
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?111
https://web.archive.org/web/20200223142508/http://www.hospvirt.org.br:80/enfermagem/port/desnutri.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!