Miosite

Por Marina Martinez
Categorias: Doenças, Sistema Muscular
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Miosite é uma doença da qual os músculos se encontram inflamados devido a um trauma, infecção bacteriana ou virótica, doenças auto-imunes (o próprio sistema imunológico do organismo ataca a si mesmo), por certos medicamentos e até mesmo por esforços físicos excessivos. Ela pode atingir todas as regiões do corpo provocando inflamações e causar a degeneração dos tecidos dos músculos progressivamente, resultando na perda de massa muscular. A miosite pode ainda afetar as artérias e vasos sanguíneos que percorrem o músculo.

Este tipo de patologia prejudica muito a qualidade de vida do indivíduo que se sente indisposto e dolorido para fazer todo tipo de atividade, pois seus músculos se encontram debilitados. Os músculos que são tecidos responsáveis pelos movimentos, nas miosites tornam-se fracos e não conseguem desempenhar o seu papel. Assim, o indivíduo com miosite acaba adquirindo uma deficiência em movimentos simples como subir escadas, levantar os braços, levantar de uma posição sentada e caminhar. Muitos ainda têm dificuldade para engolir e respirar.

Pessoas que se sentem fadigadas por simples movimentos e ainda sentem dores devem procurar um médico o quanto antes para que ele possa avaliar o caso e ver se há miosite, pois o reconhecimento precoce da doença é essencial. O diagnóstico da doença é confirmado após a realização de vários exames. Através do exame de sangue, por exemplo, pode-se saber se há alteração nas enzimas produzidas nos músculos e caso os valores estejam acima dos considerados normais, significa que há alteração inflamatória muscular.

O médico ainda poderá solicitar um exame de eletromiograma para avaliação e registro da atividade elétrica produzida pelo músculo, e uma biópsia do músculo afetado. A biópsia consiste na remoção de um pequeno pedaço do tecido muscular para que se possa fazer a análise e realizar um diagnóstico definitivo. Este procedimento não causa dores no paciente, pois antes da remoção do tecido usa-se um anestésico local.

Infelizmente a miosite não tem cura. No entanto os sintomas da doença podem ser tratados e o indivíduo poderá levar uma vida aparentemente normal. Opções de tratamento incluem medicamentos específicos (imunossupressores, corticosteróides, antiinflamatórios, etc.), terapia física e reabilitação, onde o paciente passará por um programa de terapia de manutenção física para melhorar e manter a resistência muscular, o tônus e flexibilidade. O tratamento irá variar de pessoa para pessoa e pode mudar ao longo do tempo.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20100620165753/http://www.lirnne.com.br:80/if_info_pacientes.htm
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=261&assunto=Reumatologia/Doen%C3%A7as%20Auto-Imune
https://web.archive.org/web/20120712160317/http://www.gruparj.org.br:80/info/Info56/info56_pg1.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!