Mosquitos transmissores de doenças

Por Luiz de Oliveira Alves

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os mosquitos são vetores de várias doenças, dependendo de sua espécie e a região que habita. Por serem hematófagos, os mosquitos fêmeas se alimentam de sangue quando se encontram em período de ovulação com finalidade de auxiliar na reprodução. Uma vez contaminado, o mosquito contém vírus, bactérias e protozoários que se alocam em suas glândulas salivares, infectando assim o indivíduo diretamente na corrente sanguínea.

O mosquito Aedes aegypti é originário do Egito na África. Com o clima favorável, o mosquito se espalhou em áreas tropicais e subtropicais, sendo ele responsável pelas doenças: dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Essa espécie pica seres humanos geralmente durante o dia. Com epidemias de dengue e Zika vírus atuais, o controle da população do Aedes aegypti é um assunto de saúde pública. Muitas dessas patologias causadas por mosquitos tornaram-se epidemias mundiais.

Os sintomas iniciais da febre amarela são os mesmos de uma virose: febre, cefaleia, dores do corpo, fadiga e mal-estar. Posteriormente podendo evoluir para: Febre alta, diarreia, olhos e pele amarelados, delírios, convulsões, hemorragias e infartos.

O gênero Anopheles é transmissor da malária e da elefantíase (filaríase), preferindo temperaturas de 20°C a 30°C e ambientes úmidos; sua distribuição se dá em áreas tropicais e subtropicais. Cerca de 40 espécies dentro do gênero Anopheles são vetores de doenças. Cerca de 40% da população mundial está exposta a adquirir a malária; no Brasil sua principal área de contagio é a Amazônia, 99,7% dos casos da doença são registrados nessa área. Tais mosquitos têm hábito de picar durante o fim da tarde, ao anoitecer e durante a noite. Somente as fêmeas necessitam de sangue devido a reprodução e estão presentes tanto na área urbana como na rural. A Filaríase causa inchaço e inflamação nas pernas, dores no corpo, fadiga e cefaleia.

O mosquito-palha (Phlebotomus pappatasi) biologicamente não classificado na família dos mosquitos, mesmo apresentando características visuais de um, é o vetor da Leishmaniose. Causada pelos protozoários Leishmania donovani, Leishmania chagasi e Leishmania infantum, cada protozoário causa um tipo específico de Leishmaniose:

Além das hemorragias, a leishmaniose causa anemia, emagrecimento, imunodeficiência e febre. Os sintomas podem variar de acordo com o sistema imunológico de cada indivíduo. Infecções por bactérias e intensas hemorragias são as principais causas de morte do enfermo da leishmaniose.

Referências:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/12/por-que-o-mosquito-aedes-aegypti-transmite-tantas-doencas.html
http://auladengue.ioc.fiocruz.br/?p=68
http://www.scielo.br/pdf/rsp/v18n2/08.pdf
http://www.infectologia.org.br/malaria/
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/17567-evitar-picada-de-mosquitos-previne-doencas-como-malaria-e-dengue
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!