Noctúria

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Noctúria, conhecido popularmente como urina noturna, é a necessidade de se levantar durante a noite para esvaziar a bexiga, atrapalhando deste modo o sono.

O volume urinário normal gira em torno de 800 a 1500 ml, variando com a quantidade de líquidos ingeridos, da temperatura corporal e ambiental, e também, do esforço físico realizado durante o dia. Este valor também depende de outros fatores, como hormonais, neurológicos, hemodinâmicos, psicossociais e culturais.

A produção urinária normalmente segue um ritmo: durante o dia o volume urinário é de 2/3 e durante a noite 1/3. No entanto, após os 60 anos de idade, essa proporção costuma mudar, com os volumes diurno e noturno tornando-se praticamente iguais (1:1).

A noctúria apresenta diferentes etiologias, dentre elas estão:

O tratamento varia de acordo com a causa da noctúria e necessita de diagnóstico e acompanhamento médico.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?297
http://repositorio.hff.min-saude.pt/bitstream/10400.10/147/1/Acta%20Urol_6.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!