Pé Diabético

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O pé diabético é um termo utilizado para definir as diversas alterações anatomopatológicas e neurológicas periféricas que acometem os pés de indivíduos portadores de diabetes mellitus.

Dentre as complicações capazes de causar o pé diabético, estão: neuropatia diabética, que são alterações nos nervos periféricos; problemas circulatórios, como micro e macroangiopatia diabética; e infecções. A redução do fluxo sanguíneo, o desenvolvimento de lesões que se infeccionam e de complicada cicatrização pode resultar em gangrena.

O pé diabético tem sido responsável por aproximadamente 25% das internações hospitalares em pacientes com diabetes mellitus e, comumente, o paciente percebe a lesão somente quando esta se encontra em estágio avançado e com uma infecção secundária, fatos que dificultam o tratamento, em consequência da insuficiência circulatória instalada.

Os locais mais comumente acometidos são:

Dentre as manifestações clínicas que podem estar presentes, encontram-se:

O diagnóstico é alcançado através do histórico clínico apresentado pelo paciente, juntamente com o exame físico da lesão.

De acordo com artigos publicados por pesquisadores renomados e de consenso internacional, o tratamento deve seguir os seguintes passos:

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?492
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9_diab%C3%A9tico
https://web.archive.org/web/20120104002034/http://www.diabetes.org.br:80/complicacoes-cronicas/132-pe-diabetico-
https://web.archive.org/web/20120825153202/http://vasculab.com.br/vascular-laser/pe-diabetico-diabetes-complicacoes

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!