Refluxo Vesico-ureteral

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O refluxo vesico-ureteral consiste em uma condição anormal ligada à origem de infecções urinárias.

O normal é que a urina saia dos rins em direção aos ureteres até a bexiga, não retornando em condições normais, devido às válvulas existentes no aparelho urinário. Quando há alguma disfunção na válvula da junção uretero-vesical, a urina pode refluir, situação que pode carrear bactérias para os ureteres e para os rins, condição conhecida como refluxo vésico-ureteral.

Pode ser de dois tipos distintos:

Quando as bactérias ascendem o trato urinário, podem levar à infecção urinária, ocasionando febre, dor, náuseas, vômitos em decorrência da inflamação renal (pielonefrite). As lesões renais podem resultar em fibrose renal, comprometendo irreversivelmente o parênquima hepático. Outra consequência desta condição é a contração renal, resultando em uma redução do parênquima renal.

O diagnóstico habitualmente é feito por meio da ultrassonografia ou urografia excretora, capaz de avaliar o trato urinário alto, além de ureterocistografia ou cistografia isotrópica, com o objetivo de avaliar a bexiga urinária.

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. O tratamento clínico objetiva tratar a infecção urinária, com posterior estabelecimento de quimioprofilaxia, visando evitar recidivas. Os medicamentos comumente utilizados incluem antibióticos.

O tratamento cirúrgico deve ser uma opção em casos da presença de orifícios anormais, quando há outro distúrbio associado ou quando não é possível controlar a infecção.

Fontes:
http://www.projetodiretrizes.org.br/6_volume/36-RefluxoVesicUretr.pdf
http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-urologia/doencas-urologicas/urologia-pediatrica/Paginas/refluxo-vesico-ureteral.aspx
http://www.urologia.com.br/htm/refluxo.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!