Rinofima

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A rinofima (termo derivado do grego rhis=nariz; phyma=crescimento), também conhecida como elefantíase nasal ou acne hiperplásica, é uma condição que acomete o nariz e se caracteriza por um aspecto inchado, bulboso e grosseiro, resultante de uma infiltração granulomatosa ocasionada pela progressão da acne rosácea.

Até pouco tempo acreditava-se que a rinofima era causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Esta desordem afeta igualmente indivíduos alcoólatras e não alcoólatras, bem como costuma ser mais frequente indivíduos do sexo masculino de meia-idade.

Esta condição progride lentamente e resulta da hipertrofia das glândulas sebáceas da ponta do nariz comumente observada em casos de acne rosácea. Manifesta-se como uma massa lobulada rosa sobre o nariz com dilatação vascular superficial.

Normalmente, o diagnóstico é feito somente pelo exame físico, porém em casos incomuns é necessário realizar uma biópsia da pele para confirmação.

Histologicamente, encontra-se hipertrofia e hiperplasia das glândulas sebáceas, proliferação fibrovascular da derme e acantose do epitélio. Pode progredir para malignização, como carcinoma basocelular e, em raros casos, carcinoma espinocelular ou angiossarcoma.

O tratamento mais conhecido para a rinofima é a cirurgia que visa remodelar o nariz, que pode ser feita por meio de laser, bisturi ou escova rotativa (dermoabrasão). Alguns pacientes também relataram bons resultados com o uso de certos fármacos para acne.

No entanto, embora esta condição possa ser corrigida com cirurgia, a mesma pode reincidir.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rinofima
http://www.rbcp.org.br/imageBank/PDF/24-04-19.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!