Sarcocistose

Por Claudia de Carvalho Falci Bezerra

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Sarcocistose é uma doença que acomete o homem e uma variedade de animais (mamíferos, pássaros, répteis), causando que causa pequenas lesões na mucosa intestinal. Não é uma doença muito frequente e também não é muito conhecida no homem. O agente etiológico é o protozoário do gênero Sarcocystis spp, com muitas espécies diferentes, que tem o homem como um dos hospedeiros definitivos. Os hospedeiros intermediários são os animais herbívoros ou onívoros, onde o parasita faz o seu ciclo assexuado. Os hospedeiros definitivos são animais carnívoros e onívoros, sendo representados pelo homem, cães e gatos. Nestes hospedeiros, o parasita faz o seu ciclo sexuado. As espécies de Sarcocystis possuem especificidade em relação ao hospedeiro intermediário. A espécie que parasita o homem é Sarcocystis hominis.

Transmissão

Ao ingerir carne de animais herbívoros ou onívoros (hospedeiros intermediários) contaminada com sarcocistos (cistos teciduais), os hospedeiros definitivos (homens, cães e gatos) adquirem a doença. Os hospedeiros intermediários adquirem o parasito ao ingerir esporocistos que são eliminados nas fezes dos hospedeiros definitivos. Os esporocistos de Sarcocystis hominis só aparecem nas fezes do homem 10 dias após a infecção.

Sintomas

Febre, anorexia, prostração, palidez das mucosas, corrimento nasal e ocular, dispneia, salivação, podendo causar a morte. Estes sintomas costumam ser mais graves em pacientes imunocomprometidos.

Diagnóstico

O diagnóstico é dado com a análise dos sintomas e a demonstração histológica de esquizontes nos vasos sanguíneos e órgão e da presença de cistos nos músculos à necropsia ou biópsia. Estes métodos não determinam a espécie, pois a morfologia do parasito pode ser comum a várias espécies. Teste de hemaglutinação indireta auxilia no diagnóstico, mas não implica a presença de lesões ativas. Em cães e gatos, o exame de fezes pode ser útil no diagnóstico. Como diagnóstico diferencial os testes de RIFI e ELISA podem ser usados.

Tratamento

Não existe tratamento eficaz para a infecção em nenhum dos hospedeiros.

Prevenção

As medidas a serem adotadas incluem: não ingerir carne crua do hospedeiro intermediário; não deixar carcaças de animais abatidos no campo, evitando que sejam consumidas pelos cães; esclarecer aos habitantes rurais sobre esta enfermidade.

Bibliografia:

GUILLEN, A.C. Diferentes métodos de diagnóstico molecular na diferenciação das espécies de Sarcocystis spp. Monografia de conclusão de curso. 2011.

NAKASATO, F. H.; SAITO, A. S.; TANENO, J. C.; GARCIA, M. M.; NEVES, M. F. Sarcocystis spp: revisão de literatura. REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA. Ano VI – Número 11 – Julho de 2008

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!