Síndrome da Guerra do Golfo

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome da Guerra do Golfo trata-se de uma desordem que afeta os veteranos da Guerra do Golfo, ocorrida no ano de 1991, bem como civis que estavam nas redondezas das áreas de conflito. Caracteriza-se por diversos sintomas sem causa aparente e, em muitos casos, não foi esclarecido se esses sintomas possuem relação com a Guerra do Golfo.

Há controvérsias quando à causa desta síndrome. Alguns acreditam que sea resultado de vacinas aplicadas nos soldados, visando protegê-los contra ataques químicos e biológicos. Outros acreditam que se trate de uma consequência da exposição a substâncias químicas tóxicas, englobando o brometo de piridostigmina, pesticidas organofosforados, armas químicas e urânio empobrecido.

As manifestações clínicas incluem:

No ano de 2008, um comitê composto por cientistas independentes e veteranos nomeado pelo Department of Veterans Affairs, anunciou que a síndrome é uma condição física distinta. O comitê declarou que a condição foi provavelmente decorrente do uso de uma determinada droga utilizada com a finalidade de proteger as tropas contra o gás de nervos, conhecido como o brometo de piridostigmina, e pesticidas que foram usados ​​intensamente durante a guerra. Também declarou que outras possíveis causas não poderiam ser descartadas. O comitê recomendou que o Congresso aumentasse o financiamento para a pesquisa sobre a saúde de veteranos da Guerra do Golfo para, no mínimo, 60 milhões de dólares por ano.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_da_Guerra_do_Golfo
http://www.news-medical.net/health/What-is-Gulf-War-Syndrome-(Portuguese).aspx
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1826_saddamsiraq2/page3.shtml

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!