Síndrome da Transfusão Intergemelar

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome da transfusão intergemelar, também denominada transfusão entre gêmeos, transfusão feto-feto, transfusão gemelo-gemelar ou síndrome transfusor-transfundido, trata-se de uma condição na qual o sangue passa de forma desigual entre gêmeos idênticos que compartilham uma placenta (monocoriônicos).

No interior da placenta compartilhada, há vasos sanguíneos que ligam o fornecimento de sangue entre ambos os fetos, permitindo que o sangue flua entre os gêmeos.

Entre 10 a 20% das gestações gemelares em que há compartilhamento de placenta, o fluxo sanguíneo torna-se desequilibrado, resultando nesta condição.

Nesta síndrome há o bombeamento de sangue do menor feto (doador) para o maior feto (receptor), fazendo com que este receba muito mais sangue do que aquele. Desta forma, o feto receptor, que recebe mais sangue, produz mais urina, podendo resultar em uma bexiga maior, excesso de líquido amniótico (polidrâmnio) e hidropsia, uma forma pré-natal de insuficiência cardíaca. Sendo assim, a escassez ou o excesso de sangue pode levar à morte de ambos os fetos ou ao parto prematuro.

É de extrema importância que o médico que está acompanhando gestações monocoriônicas fique atento à presença de excesso de líquido no saco amniótico de um dos fetos e redução desse líquido no saco amniótico do outro, durante os exames ultrassonográficos.

Na ausência de tratamento, as chances de sobrevivência são de apenas 10%, sendo que com o tratamento, as chances aumentam para 80%.

Atualmente, são realizadas duas formas de tratamento:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_da_transfus%C3%A3o_intergemelar
http://www.cincinnatichildrens.org/service/f/fetal-care/conditions/ttts/default/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!