Fetoscopia

A fetoscopia consiste em um procedimento endoscópico realizado durante a gestação, por meio de um instrumento denominado fetoscópio, com o objetivo de avaliar ou tratar o feto durante o período gestacional.

Existem dois tipos distintos de fetoscopia: interna (ou endoscópica) e externa.

Fetoscopia interna ou endoscópica

É feita utilizando-se um endoscópio de fibra óptica, o fetoscópio, que é inserido na cavidade uterina, tanto por via transabdominal (através do abdômen) ou via transcervical (através do colo uterino). O objetivo deste exame é visualizar o feto para obter amostras de tecido, ou realizar uma cirurgia no mesmo.

É muito utilizado para tratar problemas congênitos complexos, que podem complicar o parto ou que podem evoluir rapidamente após o nascimento, levando à significativa incapacidade ou morte.

Algumas das anormalidades congênitas que podem ser tratadas por meio desta técnica incluem:

  • Síndrome da transfusão intergemelar;
  • Hérnia diafragmática congênita;
  • Gêmeo arcádico;
  • Obstrução do trato urinário.

Anteriormente, as cirurgias fetais eram realizadas abrindo-se o abdômen da gestante, fato que acarretava maiores riscos como ruptura prematura das membranas gestacionais, infecções ou até morte fetal. Todavia, quando a cirurgia é feita por meio da fetoscopia transabdominal, por exemplo, a incisão é muito menor e, consequentemente, os riscos também.

Fetoscopia externa

O fetoscópio externo é semelhante a um estetoscópio. É utilizado externamente, sobre a região abdominal da gestante, e visa auscultar os batimentos cardíacos do feto.

Trata-se de um procedimento barato, não invasivo; contudo, antes das 18 a 20 semanas de gestação, não é fácil detectar os batimentos cardíacos fetais, sendo mais indicada, nesse período, a realização de ultrassonografia com Doppler para tal.

O risco deste tipo de procedimento é a não identificação de um ritmo cardíaco anormal, sendo que a sua precisão fica na dependência da prática e habilidade do profissional que está realizando-a.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Fetoscopy
http://www.pregnancy-calendars.net/fetoscopy.aspx
http://www.surgeryencyclopedia.com/Ce-Fi/Fetoscopy.html
http://www.laparoscopyhospital.com/fetoscopy.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Exames Médicos