Síndrome de Alpers

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Alpers, também chamada de doença de Alpers, é definida como uma doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso central (SNC), que surge durante a infância.

Esta desordem, descrita por Alpers Bernad Jacob, é genética, de caráter autossômico recessivo. Alguns estudiosos acreditam que está patologia resulte de um defeito metabólico subjacente; todavia, nenhum defeito consistente foi observado até o momento.

As manifestações clínicas podem começar a serem notadas já no primeiro ano de vida da criança, porém é mais comum surgir entre o segundo ao quarto ano de vida. A sintomatologia inclui:

Existe uma forma rara da síndrome observada nos fetos, que é a forma fetal-neonatal aguda com acinesia, ou seja, ausência de movimentos, microcefalia e convulsões.

Desconfia-se desta síndrome devido ao quadro apresentado pela criança. Todavia, a confirmação do diagnóstico é alcançada através de exames bioquímicos e teste genético. Outros exames, como a ressonância magnética e o eletroencefalograma podem ser úteis na avaliação do quadro.

Não existe cura para esta síndrome, nem um modo de frear sua progressão. O tratamento é somente sintomático. Fármacos anticonvulsivantes podem ser utilizados para tratar os ataques apopléticos. Fisioterapia pode auxiliar no controle da espasticidade, bem como no aumento do tônus muscular.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Alpers
http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2011/RN1904/relato%20de%20caso%2019%2004/594%20relato%20de%20caso.pdf
http://www.tuasaude.com/doenca-de-alpers/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!