Eletroencefalografia

Mestre em Neurologia / Neurociências (UNIFESP, 2019)
Especialista em Farmácia clínica e atenção farmacêutica (UBC, 2019)
Graduação em Farmácia (Universidade Braz Cubas, UBC, 2012)

A eletroencefalografia ou o eletroencefalograma ou simplesmente EEG como também é chamado é um exame de extrema importância capaz de analisar a atividade elétrica cerebral espontânea, onde através da atividade apresentada, é possível identificar doenças e distúrbios do sistema nervoso central e possíveis alterações que possam ser risco ao paciente. Os dados eletroencefalográficos são captados através de eletrodos posicionados sobre o couro cabeludo, que são capazes de medir a atividade elétricas de células neuronais detectando variações que podem indicar patologias específicas.

Por ser um exame não invasivo e indolor pode ser realizado por diversos indivíduos em idades e condições patológicas diferentes, não possuindo contraindicações desde que não haja impedimentos no posicionamento dos eletrodos no couro cabeludo. Graças à tecnologia a qualidade das informações são cada vez maiores permitindo o avanço no diagnósticos de diversas patologias e também na aplicação de diferentes técnicas terapêuticas.

Como dito acima, o EEG é o teste capaz de avaliar a atividade cerebral através dos impulsos elétricos gerados pelos neurônios, sendo possível comparar essa atividade em casos normais e casos patológicos. Esses impulsos elétricos emitidos pelos neurônios são captados, amplificados e depois registrados por meio de eletrodos, que emitem o registro para o aparelho de EEG. Esse exame é dividido em EEG clínico, ocupacional e com mapeamento cerebral. No EEG clínico o foco é a investigação de problemas relatados pelos pacientes a questões relacionadas ao sistema nervoso central, o EEG ocupacional visa avaliar as atividades cerebrais de trabalhadores que assumirão qualquer atividade de risco na empresa e o EEG com mapeamento cerebral envolve o processamento dos sinais cerebrais para identificação de doenças e problemas neurológicos complexos, esse exame contém informações de imagem que possuem os locais do cérebro com descargas elétricas irregulares, portanto é mais preciso do que os outros tipos de EEG.

As anormalidades que geralmente são procuradas ao solicitar um EEG estão relacionadas à epilepsia, porém além da investigação das diversas condições neurológicas que a epilepsia pode causar também é possível investigar outros problemas relacionados tanto a medula espinhal quanto outras regiões do sistema nervoso, é possível também detectar alterações na qualidade do sono, hemorragias, presença de tumores, mortes teciduais causadas pelo acidente vascular cerebral, uso de drogas de abuso, diversos tipos de cefaléia, edema cerebral e além do diagnóstico destas doenças, o exame também possibilita um acompanhamento posterior, avaliando a resposta ao tratamento e o controle após a retirada da medicação.

Apesar de ser um exame capaz de mostrar diversas alterações e ter a sensibilidade aumentada para o diagnóstico de anormalidades epileptiformes, existem algumas limitações para a realização deste exame um dos motivos é o tempo de duração que pode interferir em algumas alterações que possam ser apresentadas pelo paciente, em casos como nas anormalidades epileptiformes o registro pode constar normalidade, não apontando alterações, dificultando assim o diagnóstico.

Para o preparo do exame é necessário a privação do sono na noite anterior o maior tempo possível, sendo indicado dormir no máximo quatro horas, a utilização de medicamentos não pode ser alteradas, o paciente deve sair bem alimentado de casa, não deve utilizar lentes de contato durante o exame e é recomendado que o paciente esteja na presença de um acompanhante no dia de realizar o EEG. Os cabelos devem estar lavados e secos, e não podem conter gel, mousse ou laquê, no caso de tinturas é necessário aguardar o prazo de 48 horas para realizar o exame.

Referencias:

https://www.einstein.br/especialidades/neurologia/exames-tratamentos/eletroencefalograma

https://portaltelemedicina.com.br/blog/eletroencefalograma-com-laudo-como-agilizar-diagnosticos

https://www.fleury.com.br/exames/eletroencefalograma

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Exames Médicos