Síndrome de Cowden

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Cowden, também conhecida como síndrome de múltiplos hamartomas, consiste em uma rara genodermatose que pode acometer diferentes órgãos, como pele, mucosa oral, tireoide, ovários, mamas e sistema nervoso central (SNC). Caracteriza-se pela predisposição ao desenvolvimento de tumores benignos, que podem evoluir para a malignidade.

Estima-se que esta condição afete 1 em cada 200.000 indivíduos; todavia, acredita-se que esta proporção não condiz com a realidade, uma vez comumente as lesões são subestimas por serem assintomáticas.

Os hamartomas são de origem ectodérmica, mesodérmica e endodérmica e, embora afete diferentes órgãos, o mais acometido é a pele e as mucosas.

As manifestações clínicas desta síndrome incluem:

O diagnóstico desta síndrome é clínico, baseado nas manifestações clínicas apresentadas pelo paciente.

O diagnóstico diferencial inclui polipose familiar, síndrome de Gardner, síndrome de Peutz-Jeghers, síndrome de Turcot, síndrome de Cronkit Canada, doença de von Hippel-Lindau, síndrome de Bannayan-Riley-Ruvalcaba, paquioníquia congênita, halinose mucocutânea, hamartoma generalizado do folículo piloso e querasote folicular invertida.

Não há um consenso quanto ao tratamento, visando, principalmente, melhorar o aspecto estético e a pesquisa periódica de tumores malignos associados à síndrome.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Cowden
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962002000600009&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/pdf/abd/v78n2/16365.pdf
http://www.gbeth.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=191&catid=22&Itemid=6

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!