Síndrome de Fanconi

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Fanconi caracteriza-se por ser uma tubulopatia renal proximal rara, na qual é encontrado distúrbio na reabsorção de glicose, aminoácidos, fosfato, bicarbonato e potássio, bem como proteinúria tubular, concentração urinária alterada e distúrbios no processo de acidificação.

Esta normalmente é uma doença hereditária, herdada de ambos os progenitores, manifestando-se de diferentes formas na criança, por meio de malformações congênitas, ou então, em crianças em torno de 5 anos de idade pelo quadro hematológico caracterizado por anemia das três séries: plaquetas, hemácias e leucócitos. Este quadro, por sua vez, evidencia a falta de capacidade da medula óssea em repor essas células de modo contínuo e permanente, recebendo então o nome de pancitopenia ou anemia aplástica. No entanto, esta síndrome também pode ser adquirida mais tardiamente, podendo ter diferentes etiologias:

Dentre as manifestações clínicas dessa doença, encontram-se uma gama de defeitos congênitos, em especial, defeitos dos polegares, como ausência ou hipoplasia dos mesmos, normalmente bilateral; baixa estatura; manchas cutâneas; entre outras alterações pouco comuns. Uma vez que esta afecção leva à incapacidade de reparar alterações espontâneas no material genético da célula, resulta em uma instabilidade genômica, determinando uma predisposição a certos tipos de neoplasias, em especial, do colo cervical do útero, cabeça e pescoço.

A suspeita do diagnóstico deve surgir durante um exame clínico, juntamente com resultados de exame de sangue que revelam uma elevada acidez sanguínea e exame de urina que mostra elevada concentração de glicose, fosfato, bicarbonato, ácido úrico, potássio e sódio. No entanto, o diagnóstico preciso só pode ser alcançado por meio de exames laboratoriais que testam o DNA do paciente em sua capacidade de reparação de danos gerados por agentes químicos altamente potentes e mutagênicos.

Não existe cura para essa doença. O tratamento objetiva neutralizar a acidose sanguínea, utilizando-se bicarbonato de sódio. Os baixos níveis de potássio na corrente sanguínea podem requerer suplementação oral desse elemento. Nos casos da presença de doença óssea, se faz necessário o tratamento com suplementos de fosfato e vitamina D. Quando o paciente apresentar um quadro de insuficiência renal, o transplante do rim pode salvar sua vida.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Fanconi
http://www.tuasaude.com/sindrome-de-fanconi/
http://www.news-medical.net/health/Fanconi-Syndrome-(Portuguese).aspx
http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_11/cap_126.html#section_6
http://idmed.uol.com.br/saude-de-a-z/fanconi-sindrome-de.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!