Síndrome de Goodpasture

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Goodpasture, também chamada de doença de Goodpasture e doença anti-membrana basal glomerular, é uma patologia mediada pelo sistema imunitário que leva à glomerulonefrite progressiva e hemorragia pulmonar.

Foi descrita pela primeira vez no ano de 1919 por Goodpasture, que lhe conferiu o nome de síndrome pulmão-rim, somente recebendo a denominação atual no ano de 1958, por Stanton e Tange.

É conhecido que o próprio organismo cria anticorpos contra as próprias células saudáveis dos rins e pulmões, mas o mecanismo que desencadeia esse processo ainda não foi bem elucidado.

Esta síndrome é mais comum na população branca, especialmente entre a faixa etária de 30 a 60 anos de idade. A maior parte dos pacientes apresenta glomerulonefrite que progride rapidamente associada à hemorragia alveolar, podendo ser observado em 30-40% dos casos acometimento renal, caracterizado por hematúria, proteinúria leve a moderada, ou até insuficiência renal aguda. O acometimento dos pulmões é mais comum em indivíduos jovens do sexo masculino, com quadro clínico de dispnéia e tosse, com ou sem hemoptise.

O diagnóstico pode ser alcançado por meio de radioimunoensaio, sendo que este exame detecta anticorpos circulantes em mais de 90% dos pacientes. Caso não seja possível a realização deste, os anticorpos podem ser detectados em 60% a 80% dos casos por meio de imunofluorescência indireta. Já o exame de eleição para o diagnóstico dessa doença é o histopatológico, no qual é colhida uma amostra do rim, sendo possível a observação, ao microscópio, de anticorpos anti-membrana basal glomerular.

Até  o momento, não há cura para esta doença. Todavia, o surgimento de novos anticorpos anti-MBG pode ser impedida por meio de fármacos imunossupressores (como ciclofosfamida e elevadas doses de predinisona).

É possível também a remoção dos anticorpos do corpo, através do procedimento de plasmaferese. Por meio da adsorção imune filtra-se o plasma sanguíneo, reinfundindo-o, por conseguinte, já livre dos anticorpos em questão, levando a uma melhora no estado geral do paciente. É de grande importância frisar que durante este procedimento, todos os anticorpos decorrentes de vacinas são perdidos. A terapia leva de 8 a 12 meses e raramente ocorrem recidivas.

Por meio dessa terapia, a mortalidade pode ser diminuída de 90% aos atuais 20%. Contudo, ela pode trazer problemas para alguns pacientes, causando uma produção exacerbada de anticorpos, denominado efeito rebote.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Goodpasture
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42302004000100027&script=sci_arttext
http://www.tuasaude.com/sindrome-de-goodpasture/
http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_04/cap_039.html#section_6
http://www.digimed.ufc.br/wiki/index.php/S%C3%ADndrome_de_Goodpasture

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!