Síndrome de hiper IgE

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de hiper IgE, também conhecida como síndrome de Jó, trata-se de uma rara imunodeficiência primária, que se caracteriza pela tríade clássica de furúnculos cutâneos recorrentes, cistos causados por pneumonia e taxas extremamente altas da imunoglobulina E (IgE).

Foi descrita primeiramente no ano de 1966, por Davis e colaboradores, em duas meninas que apresentavam dermatite crônica, recorrentes abscesso estafilocócicos e pneumonia. Estes pesquisadores nomearam a doença com o nome de Jó, personagem bíblico conhecido por apresentar o corpo coberto se chagas. Em 1972, Buckley e colaboradores descrevem o caso de dois garotos que apresentavam quadro semelhante, além de face grosseira, eosinofilia e altos níveis séricos de IgE.

Esta condição caracteriza-se pelos elevados níveis de IgE, que possui um importante papel no combate a infecções parasitárias  e reações alérgicas.

As manifestações clínicas envolvem copiosas infecções bacterianas cutâneas (eczemas cutâneos) e pulmonares, sendo que esta última pode levar à pneumatocele (parênquima pulmonar repleto de ar, que pode causar um trauma pulmonar durante o processo de ventilação mecânica).

Os pacientes com a síndrome de hiper IgE apresentam características faciais peculiares, como:

Além disso, pode haver atraso na descida dos dentes decíduos, bem como escoliose.

Pesquisas laboratoriais evidenciam elevados níveis séricos de IgE e eosinofilia. Para confirmação do diagnóstico, deve-se realizar um teste genético que evidencia a mutação no gene afetado nesta síndrome.

O tratamento habitualmente é feito com o uso de antibióticos, visando prevenir o surgimento de infecções estafilocócicas. Além disso, também é importante que os pacientes tenham cuidados especiais com a pele. Terapia com altas doses de gamaglobulina intravenosa tem sido sugerida para o tratamento de eczema e dermatite.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hyperimmunoglobulin_E_syndrome
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK25507/
http://pediatrics.about.com/od/primaryimmunodeficiency/a/hie.htm
http://www.socialstyrelsen.se/rarediseases/hyperigesyndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!