Síndrome de Jacobsen

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Jacobsen trata-se de uma desordem hereditária causada pela deleção de uma determinada região do braço longo do cromossomo 11, que abrange a banda 11q24.1.

Esta síndrome foi descrita pela primeira vez pelo médico dinamarquês Petra Jacobsen. Estima-se que afete 1 em cada 100.000 indivíduos nascidos vivos.

Os portadores desta desordem possuem um fenótipo caracterizado por atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, anomalias craniofaciais, defeitos cardíacos diversos e discrasias sanguíneas.

Os sinais e sintomas incluem:

Além dessas diferentes manifestações, os pacientes também podem apresentar desordens nos rins e aparelhos digestivo e genital.

É possível realizar o diagnóstico pré-natal, através da amniocentese, biópsia do trofoblasto ou por cordocentese. Já o diagnóstico pós-natal pode ser alcançado por meio de exames de genético que aponta a deleção ou rearranjo do braço longo (q) do cromossomo 11.

Não há cura para esta moléstia. Desta forma, o tratamento visa minimizar os problemas ocasionados pela síndrome.

Fontes:
http://web2.sbg.org.br/congress/sbg2008/pdfs2008/23531.pdf
http://ghr.nlm.nih.gov/condition/jacobsen-syndrome
http://en.wikipedia.org/wiki/Jacobsen_syndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!