Síndrome de Morsier

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A síndrome de Morsier, também chamada de displasia septo óptica, trata-se de um raro transtorno, caracterizado por malformações da linha média do sistema nervoso central, hipoplasia do nervo óptico e disfunção pituitária. Este transtorno foi descrito pela primeira vez por De Morsier, no ano de 1956.

Este raro transtorno é congênito, ou seja, resultante de um defeito de desenvolvimento embriológico, que pode estar ligado à idade materna. Além disso, existem raros casos desta síndrome descrita em família, sugerindo que possa haver uma forma genética da desordem, sendo os genes envolvidos HESX1, OTX2 e SOX2.

Estima-se que afete 1 em cada 10.000 recém-nascidos.

O quadro clínico inclui:

  • Nistagmo;
  • Deficiência visual em graus variados;
  • Hipopituitarismo, comumente caracterizada por deficiência do hormônio do crescimento, fato que pode levar à hipoglicemia, icterícia e órgão genital muito menor do que a média, em indivíduos do sexo masculino;
  • Atraso mental em diferentes graus;
  • Defeitos nos dígitos.

O diagnóstico definitivo é alcançado por meio de exames de neuroimagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O tratamento é apenas sintomático. Deficiências de hormônios da pituitária podem ser tratadas com reposição hormonal. Já com relação aos problemas de visão, não há muito que fazer. Fisioterapia e terapia ocupacional também podem ser úteis.

O prognóstico varia de acordo com os sintomas presente e a severidade dos mesmos.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Septo-optic_dysplasia
http://www.ninds.nih.gov/disorders/septo_optic_dysplasia/septo_optic_dysplasia.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: