Síndrome de Plummer-Vinson

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Plummer-Vinson, também chamada de síndrome de Paterson-Brown-Kelly ou disfagia sideropênica, consiste em uma rara condição decorrente da deficiência de ferro (anemia) crônica, caracterizada por disfagia devido a diminutos crescimentos de tecido que bloqueia, total ou parcialmente, a luz esofágica. Comumente é observado em mulheres no período pós-menopausa.

A principal causa desta síndrome ainda não foi elucidada. Todavia, sabe-se que fatores genéticos estão envolvidos no desenvolvimento desta patologia, bem como a falta de nutrientes no organismo.

As manifestações clínicas clássicas são queimação na língua ou na mucosa oral e a mudança de coloração da língua, que passa a apresentar uma cor vermelho-brilhante como resultado da atrofia das papilas gustativas. Além disso, os pacientes com esta patologia podem apresentar glossite atrófica, estomatite angular e fraqueza. Caracteristicamente, os pacientes sentem dificuldade para deglutir, bem como para respirar. Outro prejuízo trazido pela síndrome de Plummer-Vinson é o aumento do risco de desenvolvimento de carcinoma.

O diagnóstico pode ser feito a partir das manifestações clínicas, pois os pacientes podem desenvolver anormalidades nas unhas e na pele, facilmente observadas durante o exame clínico. Exames como a endoscopia e exames de sangue também auxiliam no fechamento do diagnóstico.

O tratamento visa principalmente normalizar o nível de ferro no sangue, por meio da administração de suplementos de ferro à sua dieta. Somente essa medida já auxilia no alívio da dor. Caso a mesma persiste, o esôfago pode ser dilatado durante a endoscopia digestiva alta, possibilitando assim uma deglutição normal e a passagem dos alimentos.

Fontes:
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/article/001158.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Plummer%E2%80%93Vinson_syndrome
http://www.plummervinsonsyndrome.org/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!