Síndrome de Ramsay-Hunt

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Ramsay-Hunt, também chamada de herpes-zoster do ouvido, é definida como uma infecção do nervo auditivo ocasionada pelo vírus herpes-zoster.

Esta patologia foi descrita primeiramente por J. Ramsay Hunt, em 1906, ano em que publicou a clássica descrição da síndrome que carrega o seu nome. Esta patologia é infrequente na infância e apresenta incidência crescente de acordo com a faixa etária, sendo mais observada em mulheres do que homens (2:1).

O quadro clínico é caracterizado por paralisia facial periférica, otalgia e erupções vesiculares na orelha externa, que também podem aparecer no rosto e pescoço, causada pela reação inflamatória aguda do nervo facial e vestíbulo-coclear, resultante da infecção pelo vírus herpes-zoster encontrado em estado latente no gânglio sensorial do nervo facial. O vírus em questão apresenta tropismo por tecido ganglionar, ocasionando intensa reação inflamatória, especialmente em indivíduos imunossuprimidos, diabéticos e idosos.

A compressão do nervo facial causada devido à inflamação pode resultar em paralisia temporária ou permanente dos músculos faciais. A perda auditiva pode ser permanente, enquanto que a vertigem tende a passar dentro de alguns dias ou semanas.

O diagnóstico é feito basicamente de acordo com o quadro clínico apresentado pelo paciente, juntamente com um minucioso exame físico otorrinolaringológico. Outras avaliações importantes são a do lacrimenjamento, realizado através do teste de Shirmer, do reflexo estapediano por meio da imitanciometria e, por fim, da gustometria da região anterior da língua, para dimensionamento da lesão do nervo facial. O padrão ouro para o diagnóstico desta patologia é a cultura viral; outras opções são: ELISA, reação de fixação do complemento e PCR.

O tratamento é feito com o uso do antiviral aciclovir, na dose de 15 mg/kg/dia, por via parenteral. Uma vez que a porcentagem absorvida no trato gastrointestinal gira em torno de 15-20% da dose ingerida recomenda-se utilizar altas doses para a via oral.

A fonoaudiologia também representa um importante papel no tratamento da síndrome de Ramsay-Hunt, sendo capaz de minimizar as alterações na musculatura facial, recuperando a função muscular.

Fontes:
http://www.actaorl.com.br/PDF/v28n1a08.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Ramsay_Hunt
http://www.profala.com/artsindrome1.htm
http://www.tuasaude.com/sindrome-de-ramsay-hunt/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!