Síndrome de Reiter

A síndrome de Reiter, conhecida também como artrite reativa, é  uma doença reumática com tendência a cronicidade. Normalmente, causada por infecções por Clamidya sp. ou Salmonella sp.

Acomete preferencialmente indivíduos adultos do sexo masculino. Caracteriza-se por causar uma inflamação com aumento das juntas (articulações), especialmente nos membros inferiores (pernas) e que pode estar acompanhada de inflamação ocular (conjuntivite ou uveíte), inflamação da uretra (uretrite) ou da cérvix (cervicite), inflamação intestinal com diarréia aguda e acometimento da pele e mucosas (oral e genital). O paciente que apresenta doença crônica intensa apresenta um envolvimento da coluna vertebral que é indistinguível da espondilite anquilosante.

Nos casos de acometimento cutâneo, as lesões podem apresentar aspecto psoriaseforme e as plantas dos pés são especialmente comprometidas, onde recebem o nome de keratoma blennorhagica. As unhas também podem ser afetadas, com o surgimento de uma hiperceratose sub-ungueal e algumas vezes onicolese, lembrando um quadro de psoríase.

Os quadros de artrite normalmente vão e voltam durante um período de várias semanas a 6 meses. Metade dos pacientes apresenta artrite recorrente, tendinite, fascite e dor lombossacra que pode levar à incapacidade funcional significativa.

Não há um exame específico para a doença. No entanto, a constatação do antígeno HLA-B27 em um homem jovem que apresente alterações psoriasiformes, juntamente com sintomas oculares e articulares, auxilia no estabelecimento do diagnóstico.

Também não há um tratamento específico para a síndrome de Reiter. A utilização de antibióticos é controversa. A prática de exercícios e fisioterapia em associação com o uso de antiinflamatórios não-esteróidais são importantes adjuvantes. Lesões mais severas podem ser tratadas com imunossupressores, como por exemplo, metotrexato e ciclosporina.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?394
http://emedix.uol.com.br/doe/reu003_1f_sindromereiter.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artrite_reativa
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000440.htm
http://www.scielo.br/pdf/abd/v78n3/16378.pdf
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/sindrome_reiter.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Síndromes