Síndrome de Sheehan

A síndrome de Sheehan, também denominada síndrome de Simmonds, hipopituitarismo pós-parto ou necrose pituitária pós-parto, é um hipopituitarismo resultante da necrose da glândula pituitária em decorrência da intensa perda de sangue e consequente choque hipovolêmico que ocorre durante ou após o parto.

Trata-se de uma rara complicação ocorrida durante a gestação, ocasionada pela maciça perda de sangue. O risco de ocorrência dessa hemorragia aumenta em casos de gestações múltiplas e em problemas com a placenta. Outro fator que aparentemente está relacionado com o surgimento desta síndrome é a coagulação intravascular disseminada (CID).

Dentre as manifestações clínicas presentes nesta síndrome estão:

  • Dificuldade ou impossibilidade de amamentar;
  • Fadiga;
  • Amnorréia ou oligorréia;
  • Perda de pelos pubianos e axilares;
  • Hipotensão;
  • Raciocínio lento, dificuldade de manter a temperatura e ganho de peso, como consequência do hipotireoidismo.

Habitualmente, o diagnóstico da síndrome de Sheehan não é fácil. O médico pode, em parte, basear o diagnóstico no histórico médico da paciente. Sendo assim, é importante relatar complicações ocorridas durante o parto, independente de quanto tempo deu à luz. Também é importante dizer ao médico se houve dificuldade ou impossibilidade de amamentar e/ou presença de problemas menstruais após o parto.

Caso o histórico, sintomas e sinais clínicos apontem para a presença de alterações na pituitária, exames de sangue para investigação dos hormônios sintetizados pela mesma devem ser realizados. Exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada também podem auxiliar no diagnóstico, uma vez que podem evidenciar a presença de tumor na pituitária, já que esta é uma das possíveis razões para a presença desse conjunto de sintomatologia.

Esta patologia é tratada por meio da reposição hormonal por toda a vida. Os seguintes fármacos podem ser utilizados:

  • Corticosteróides;
  • Levotiroxina;
  • Hormônio do crescimento.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Sheehan
http://xa.yimg.com/kq/groups/24183809/2050739130/name/Sd+de+Sheehan.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Sheehan's_syndrome
http://www.mayoclinic.com/health/sheehans-syndrome/DS00889
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/001175.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Síndromes