Síndrome de Zieve

A síndrome de Zieve, também conhecida como anemia hemolítica alcoólica, consiste em um distúrbio metabólico agudo, resultante da ingestão abusiva de bebidas alcoólicas. Clinicamente, este transtorno caracteriza-se por anemia hemolítica, hiperlipoproteinemia, icterícia e dor abdominal.

Foi descrita pela primeira vez no ano de 1958, pelo médico Leslie Zieve, quando o mesmo relatou 20 casos semelhantes, nos quais os pacientes apresentavam doença hepática alcoólica, anemia hemolítica e hipertrigliceridemia, que acompanhou ao longo de 8 anos. Embora após os primeiros anos da descrição da desordem a maior parte dos especialistas questionarem a existência deste transtorno, atualmente a síndrome de Zieve é completamente aceita.

O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue e de imagem, como ultrassonografia abdominal, sendo confirmado por meio de biópsia hepática.

A gestão consiste na suspensão do consumo de bebidas alcoólicas.

Até os dias de hoje não se conhece muito a respeito da síndrome, sendo que até momento não foi elucidado o fatores determinam o surgimento da hemólise nesses pacientes.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Zieve's_syndrome
http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=s0212-71992002000400012&script=sci_arttext

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Síndromes