Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome do anticorpo antifosfolípide, também denominada síndrome dos anticorpos antifosfolipídicos, ou ainda, síndrome de Hughes, consiste em um transtorno crônico no qual o organismo passa a produzir anticorpos que acometem a coagulação sanguínea, resultando na formação de coágulos que ocluem o transito nos vasos sanguíneos.

Caracteriza-se clinicamente pela presença de trombose arterial e/ou venosa recorrente, copiosos abortos, trombocitopenia, além de anemia hemolítica autoimune, desordens neurológicas, cardíacas e cutâneas. No na de 1983, Hugher descreveu uma desordem com essas características, exceto a anemia hemolítica autoimune e as manifestações cardíacas, que foram associadas à síndrome apenas recentemente.

Esta síndrome pode ser de dois tipos: primária ou secundária. No primeiro caso, ocorre isoladamente e, no segundo caso, o paciente apresenta simultaneamente outra desordem autoimune, como, por exemplo, o lúpus eritematoso sistêmico.

Os sinais e sintomas variam de acordo com o vaso sanguíneo afetado e incluem:

O diagnóstico é feito especialmente por meio de três testes laboratoriais, que são:

O fechamento do diagnóstico é alcançado quando nesses testes os títulos encontram-se moderados ou elevados e a persistência de algum dos anticorpos acima citados após comprovado a trombose.

Embora não haja cura para esta síndrome, existe tratamento, que é feito basicamente utilizando-se fármacos anticoagulantes como a varfarina (uso oral) ou a heparina (uso subcutâneo). Alguns pacientes também podem fazer o uso de imunossupressores, visando impedir que os anticorpos operem no organismo.

Fontes:

http://www.fmrp.usp.br/revista/1998/vol31n2/sindrome_anticorpo_antifosfolipide.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_do_anticorpo_antifosfolip%C3%ADdeo

http://www.reumatoguia.com.br/interna.php?cat=26&id=87&menu=26

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!