Transtorno bipolar

Por Paula Farias Akkari

Psicóloga (CRP 06/178290), graduada pela PUC-SP.
Mestranda em Psicologia Social na mesma instituição.
Pós-graduanda no Instituto Dasein.

Categorias: Doenças, Psicologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O Transtorno bipolar é uma patologia caracterizada por perturbações no humor, que se alterna entre maníaco e depressivo.

A base da síndrome maníaca respalda-se em euforia, alegria exacerbada, elação (expansão do eu), grandiosidade ou irritabilidade marcante. Seus sintomas consistem em loquacidade (fala rápida e fluente)/logorreia (produção verbal veloz sem concatenações lógicas), diminuição da necessidade de sono, desinibição social/sexual, agitação psicomotora, distraibilidade, e aumento do envolvimento em atividades prazerosas de risco.

Já a síndrome depressiva baseia-se em melancolia e alterações afetivas, ideativas, cognitivas, instintivas e psicomotoras. São vários os sintomas, entre eles tristeza constante, choro frequente, sensação de vazio, desânimo, anedonia, pessimismo, culpa, apatia, fadiga, insônia/hipersonia, ideação suicida e diminuições da libido, autoestima, atenção e memória.

Foto: Photographee.eu / Shutterstock.com

Tipologia

A detecção e codificação do transtorno são padronizadas. Os organizadores do diagnóstico são o CID-11 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), publicado pela OMS, e o DSM-5, manual diagnóstico e estatístico feito pela Associação Americana de Psiquiatria.

Segundo estes, o TB, apesar de sempre marcado por seu caráter fásico, pode assumir três distintas formas:

Causas

O TB possui componentes multifatoriais.

Os fatores genéticos são pontos relevantes: segundo Craddock e Sklar (2013), estes explicam 90% da variabilidade para a ocorrência do transtorno em uma população homogênea para fatores ambientais.

Ademais, há as bases neurológicas. Essas são ações deficitárias no córtex do cíngulo anterior dorsal e nos córtices pré-frontais dorsolaterais e dorsomediais, resultando em comprometimento do controle cognitivo-emocional; e também as desregulações por hiper-responsividade de áreas límbicas e paralímbicas, como a amígdala, o córtex frontal ventrolateral e o córtex do cíngulo anterior ventral.

Tratamento

O tratamento do TB é de suma importância, consistindo em psicoterapia, possivelmente associada a acompanhamento psiquiátrico, medicação e terapias complementares.

É possível buscar auxílio na rede particular, e também de forma gratuita nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e nas Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde). Ademais, é possível discar 188 - CVV (Centro de Valorização da Vida) para conversar e obter apoio emocional, sob sigilo, 24 horas por dia.

Panorama de pensamento

A educação é importante para a promoção de qualidade de vida ao sujeito bipolar e às pessoas com quem ele convive.

Com o acesso à informação, além da melhora na autoestima dos sujeitos, o estigma atribuído ao transtorno é combatido. Como consequências, haverá diminuição dos problemas relacionados à autovaloração e do tratamento do assunto como tabu.

Por fim, é importante não utilizar termos como “bipolar” e “doente” de maneira pejorativa. O uso errôneo dessas palavras pode menosprezar os sentimentos das pessoas que possuem estes diagnósticos.

Referências bibliográficas:

Cid 10: http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/cid10.htm

DSM-V, bg pharma, and the medicalization of ordinary life. New-York: Harper Collins Publisher, 2013a.

RAFIA: 1. Dalgalarrondo, P Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre, 2000. Editora Artes Médicas do Sul

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!