Vulvodínia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A vulvodínia, ou vestibulite vulvar consiste na dor ou sensação de queimação na área ao redor da abertura da vulva sem que haja um motivo aparente, como alguma desordem cutânea ou infecção.

Existem dois tipos de vulvodínia. São elas:

Até o momento não se sabe a real causa da vulvodínia. No entanto, pesquisadores acreditam que as possíveis causas incluam:

A manifestação clínica clássica da vulvodínia é a dor, que pode caracteriza-se por uma sensação de queimação, de picadas ou de facadas na vulva, podendo vir acompanhada de prurido. Pode ser constante, intermitente ou surgir somente ao toque. Essa sensação dolorosa pode ocorrer durante a relação sexual, introdução de tampões vaginais ou em casos de prolongada aplicação de pressão sobre a vulva, como, por exemplo, ao andar de bicicleta.

O diagnóstico é feito por meio de exclusão e deve ser baseado no quadro clínico típico apresentado pela paciente, juntamente com um exame clínico.

O diagnóstico diferencial envolve:

Não existe um único tratamento que resolva a vulvodínia. Pacientes têm descrito que um conjunto de diferentes terapias tem levado à melhora dos sintomas. O tratamento inclui:

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Vulvodynia
http://www.mayoclinic.com/health/vulvodynia/DS00159
http://vulvalpainsociety.org/vps/index.php/vulval-conditions/vulvodynia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!