Xantelasma

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

O xantelasma, também denominado xanteloma, é uma afecção que acomete a pele, caracterizada como um conjunto de pequenas bolsas amareladas levemente salientes, localizadas na pálpebra e formadas por depósitos de lipídeos.

Pode estar ligada a alterações dos lipídeos sanguíneos, ou então, podem ser resultantes de alterações locais do metabolismo de gorduras. Surgem em qualquer área do corpo, mas são mais frequentes nos cotovelos, articulações, tendões, joelhos, mãos, pés, nádegas e pálpebras.

As lesões são planas e amareladas, atingindo até 7,5 cm de diâmetro, de consistência mais firme do que a pele encontrada em sua periferia. Não levam a sintomas locais, sendo o incômodo apenas estético.

O diagnóstico é clínico, baseando-se no aspecto das lesões, especialmente quando há o histórico de algum distúrbio subjacente. Pode ser realizada uma biópsia para confirmação, que irá revelar a presença de depósito de gordura.

O tratamento tem por objetivo destruir ou fazer a ressecção das lesões. Pode ser por meio da aplicação de substâncias cáusticas para a cauterização química, eletrocoagulação, laser ou remoção cirúrgica com fechamento por meio de suturas, sendo que a escolha do tratamento cabe ao médico dermatologista.

O controle de lipídeos do sangue (como o colesterol e triglicérides) pode auxiliar na redução do surgimento de xantelasmas; o controle de distúrbios subjacentes também pode auxiliar na diminuição desse desenvolvimento.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xantelasma
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/xantelasma.shtml
http://www.grupoescolar.com/materia/xantelasma_e_xantoma.html
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001447.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Dermatologia, Doenças
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: