Como economizar água

O consumo consciente da água pode ser realizado em atividades diárias. A economia gera benefícios tanto financeiros como ajuda a equilibrar a distribuição. Com um sistema de saneamento deficitário, os centros urbanos, as periferias e as regiões litorâneas geralmente sofrem com a falta d’água. Assim, por meio de atitudes em nosso dia a dia, podemos contribuir com a redução do uso e ainda economizar. Mas como economizar água em casa?

Calçada e quintal

A economia pode começar pela rua e pelo quintal, locais em que geralmente fazemos uso de mangueira para lavar a calçada, o carro e o jardim. Para lavar o veículo, pode-se economizar 40 litros de água com a utilização de um balde em vez da mangueira. Ao contrário de lavar a calçada, pode-se optar por varrer, isso gera uma economia de 279 litros que seriam gastos por 15 minutos. Para regar as plantas é recomendado o período da manhã ou o final da tarde, em que o calor costuma ser menor. Assim, evita-se a evaporação rápida.

Foto: sbw18 / Shutterstock.com

Áreas de limpeza

Na área de limpeza, a torneira do tanque pode gastar cerca de 280 litros d’água quando aberta por 15 minutos. Portanto, é preferível deixar um montante de roupas de molho. Depois de um tempo, é importante trocar a água suja do molho por uma limpa, preenchendo todo o balde. Após jogar mais um pouco de sabão, o ideal é esfregar e ensaboar as peças de roupa com a torneira fechada, utilizando somente a água acumulada. Depois, pode-se jogar o balde com água e sabão no piso, aproveitando essa mistura para também lavar o quintal.

Se tiver lavadora de roupas, a recomendação é utilizá-la sempre cheia, na medida do possível, e no máximo três vezes por semana. Diminuindo as lavagens, economiza-se 135 litros d’água, seja em apartamento ou em casa. Pois isso é o que gasta uma máquina de lavar roupas com capacidade para cinco quilos.

Cozinha

Uma das áreas mais utilizadas da casa é a cozinha. Ao lavar as louças, deve-se primeiramente ensaboar os utensílios até que preencham pelo menos metade da cuba, então depois enxaguá-los. Dessa forma, economiza-se aproximadamente 100 litros em casa e, se for apartamento, cerca de 220 litros. Isso ocorre, pois, devido à pressão da água em apartamentos, gasta-se 243 litros com a pia aberta por 15 minutos. Já em casa, utiliza-se 117 litros na mesma faixa de tempo.

Banheiro

Talvez o banheiro seja o local em que mais se gasta água. Somente na ducha, em um banho de 15 minutos, utiliza-se 135 litros em casa e 243 em apartamento. A vazão do chuveiro, dependendo da pressão, varia entre seis e 25 litros por minuto. O chuveiro elétrico é mais econômico e, embora gaste energia, consome 144 litros em apartamento e 45 litros em casa. Assim, para economizar no banho, deve-se fechar o registro na hora de se ensaboar, o que diminui o consumo para 81 litros (apartamento) e 45 litros (casa). No caso do chuveiro elétrico, chega-se a 48 litros em apartamento e 15 litros em casa. Pode não parecer, mas essa prática diminui o tempo de vazão de água de 15 para cinco minutos durante o banho.

Foto: gowithstock / Shutterstock.com

A pia do banheiro apresenta consumo médio de nove litros por minuto, ou seja, se for utilizada quatro vezes por dia durante 20 segundos, o consumo apontará para 12 litros diários. Portanto, uma forma de economizar água nesse sentido é a instalação de reguladores de vazão, que reduzem o consumo. É importante também fechar a torneira na hora de fazer a barba ou escovar os dentes. Essas atitudes diminuem o consumo em cerca de 50%.

Bacias de vaso sanitários mais velhas costumam gastar aproximadamente 10 litros caso a válvula esteja sem a regulação devida. Com uma bacia mais nova e a válvula regulada, podem ser economizados cerca de 5 litros por descarga. É importante jamais utilizar a privada para fazer o descarte de lixo, o que causa prejuízos com entupimentos.

Fontes:

http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=595

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/veja-10-dicas-para-economizar-agua-no-banheiro/

https://vivamaisverde.com.br/2016/10/economizar-agua/amp/

Arquivado em: Ecologia